terça-feira, abril 25, 2006

Hoje não houve praia, mas houve o rio


Um feriado com bom tempo é para se aproveitar ao máximo. Esteve calorzinho q.b. e como pano de fundo um belo de um rio Tejo e um monumento muito conhecido, a Torre de Belém, e lá pelo meio um pouco de poesia. Este foi o cenário da minha tarde de 25 de Abril.
Hoje troquei a praia por um passeio à beira rio. Estava imensa gente, uns jogavam à bola, outros liam à sombra das árvores, outros ainda tomavam banhos de sol, no relvado. Estava muito agradável.
Acabei por descobrir (devo ser mesmo distraída, pois vou tantas vezes àquele jardim e nunca tinha reparado), que os bancos por ali espalhados contêm poemas dos nossos poetas mais conhecidos, na sua maioria os poemas são sobre o mar ou o rio. Muitos deles não os conhecia. É uma boa ideia as pessoas poderem apreciar assim pequenos excertos da obra dos nossos poetas, que talvez de outra forma não teriam acesso. Mas, ao mesmo tempo penso que não é muito agradável sentarmos o nosso traseiro em obras como a de Fernando Pessoa, António Nobre ou Eugénio de Andrade.
Fiquem com alguns dos poemas, esculpidos nos bancos que vos falei.

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais