sábado, abril 22, 2006

Dia Mundial da Terra


Hoje é o Dia Internacional da Terra. Ainda bem que existem dias como estes para nos relembrar que a Terra é de todos nós, e não apenas minha, como muito boa gente pensa. Há que cuidar dela todos os dias.


O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.


Sabe-se que a Terra tem à volta de 4,5 biliões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 biliões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogénio, oxigénio, arménio e outros gases.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia toda a terra num único continente. Com o movimento lento das placas tectónicas, 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido este-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a configuração e posição actual dos continentes.
O relevo da Terra é influenciado pela acção de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, acção do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.


O Google marcou, como é hábito, a sua presença no assinalar deste dia. Este ano escolheu as energias renováveis para ornamentar o seu logo.


Vamos, também, nós marcar a diferença e alterar os nossos hábitos, para que a vida do nosso planeta seja longa e próspera. Afinal ela é a nossa casa.

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais