terça-feira, fevereiro 10, 2009

Uns com tanto…


Chamem-me o que quiserem, pois ultimamente tenho vindo aqui muitas vezes para protestar (ando a fazer concorrência ao meu amigo Protestante!), mas realmente há coisas que me dão a volta ao estômago.
Hoje logo pela manhã puseram-me a pensar ao ouvir na rádio a lista dos jogadores mais bem pagos do mundo. Os jogadores que mais ganham mensalmente da actualidade são o Kaká e o Ibrahimovic, ambos jogadores em Itália. Mensalmente enchem os bolsos com uns míseros 750.000€. Sou só eu que acho isto ridículo ou eu é que ando a ser mesquinha? Tanto dinheiro por uns pontapés na bola? O que é que estas pessoas fazem de tão especial pela sociedade que mereçam estes vencimentos? Não quero tirar-lhes o mérito pelo talento que têm, só acho é que existe uma grande disparidade de salários entre estas pessoas e o mais comum dos cidadãos e muitos desses anónimos são realmente úteis para a sociedade.
O que vai valendo é que existem (ex)jogadores que colocam a mão na consciência e ainda tentam de alguma forma ajudar quem mais precisa. Valha-nos isso.
Mas ainda assim eu digo: “Ao que este mundo chegou…”

6 notas celestiais

JPT disse...

É imoral em qualquer altura, completamente vergonhoso numa altura destas...

João o Protestante disse...

Cara amiga, este é um protesto com o qual eu não me identifico.

Vou responder 1º ao "JPT" e depois a ti...
JPT: Imoral são coisas deste género: Igreja e politicas pseudo-humanistas condenarem a morte medicamenta assistida quando a unica coisa que impede a consumação da morte é uma máquina e ao mesmo tempo condenarem os contraceptivos (que salvam vidas) por serem contra-natura. ISTO É IMORAL como referiu e bem o meu amigo "che" no seu blog!
Imoral é ganhar ordenados milionários em cargos publicos e ainda lesar os contribuintes com fraudes, e ilegalidades várias.

The star: Honestamente, reconheço que estes jogadores ganham quantidade impensável de dinheiro...merecendo-o mais ou menos isso é com eles e com quem lhes paga.

Se o vosso patrão lhes desse milhões por fazer o vosso trabalho vocês reusavam porque algum motivo moral?

Outra verdade incontestável é que estes jogadores dão dinheiro e criam riquesa a toda uma industria! transmissoes televisivas, direitos de imagem merchandising... publicidade variada. Saõ eles os responsaveis por haver milhões de empresas e empregos que sobrevivem, em ultima instancia à conta dos futubolistas.

Penso que a frase feita do "tanto dinheiro só pra dar uns pontapés na bola" é um argumenteo muito redutor e tão batido que já cansa.

Se alguem «se dispõe a pagar, eles recebem...dede que cumpram as suas obrigações fiscais dentro da legalidade ninguem tem direito de decidir se é merecido ou não.

ps: Também à que ter em conta que um jogador, desgasta-se fisicamente de forma violenta e tem um tempo para exercer a sua profissão muito limitado. Aos 30 e poucos acaba-se...a maioria dos jogadores não é milionário e fazem contas muito bem feitas para orientar a sua vida!

Acho pra finalizar que isto é uma falsa questão e um bode espiatório fácil para culpar os estado das coisas. Se todo o mal do mundo fosse este...maravilha!

Anónimo disse...

Pois, devia ser mais bem distribuido não é, a nao ser que você fosse jogador e aí já achava que estava certo... é tudo relativo nao é ?

JPT disse...

Oi, boas noites. Bom, tínhamos aqui discussão para dias a fio...
mas resumindo: o que eu acho imoral não é eles aceitarem o dinheiro. Obviamente que ninguém nega um aumento de ordenado (mesmo que a diferença entre 750 mil e 700 mil seja pouca). A imoralidade está em haver gente (e SADs e empresas) dispostas a pagar esse valor. Concordo, no geral, com a The Star (e eu adoro futebol): o melhor cirurgião ou o melhor violinista do mundo treinam a vida toda e não ganham um décimo do que um míúdo de 24 anos ganha num mês. Imoral. E a forma como o meu amigo pinta a coisa tb não é bem assim. Nem todos os jogadores ganham fortunas - é certo - mas a questão do desgaste rápido tb tem que se lhe diga. Um jogador que ganhe 50 mil euros por mês tem capacidade de investimento para chegar ao fim da carreira e gerir os activos, nem tem que trabalhar mais. Alguns deles, sem saberem conjugar um único verbo, tornam-se comentadores de desporto. No Brasil, até quiseram que o Pelé fosse ministro do desporto (!?!?!?!).

Por fim, deixe-me concordar consigo: que todo o mal do mundo fosse esse. Estamos de acordo. No entanto, esse argumento (com o qual concordo realmente - não estou a ser irónico) não apaga as imoralidades. Repare que numa altura em que toda a gente aperta o cinto, os carros dos ministros (topos de gama, já agora) eram mudados de 2 em 2 anos. É isso que resolve o problema orçamental do país? Claro que não, mas não deixa de ser imoral e de transmitir a ideia errada, certo?

um abraço a todos

The Star disse...

Obrigada a todos pelos comentários que têm deixado. É bom partilhar estas opiniões, mesmo que sejam divergentes.
Debates saudáveis, só nos enriquecem.

O intuito do meu post era apenas alertar para as disparidades que existem entre ricos e pobres. Este fosso é cada vez maior... enquanto que em África todos os dias morrem pessoas de fome, noutros locais do planeta temos governantes que têm palácios forrados a ouro. É esta a minha indignação!!!

João o Protestante disse...

..ok, para encerrar a saudável discussão, the star, custa a engolir tamanhas diferenças, custa que se morra em áfrica por coisas absurdas como alimentos...ou doenças que o mais básico dos medicamentos pode tratar e que nós temos na gaveta com a maior das bnaturalidades. Mas como digo, o futebol é quem menos culpa tem disso. E verdade seja dita, o futebol, dá a muitos miudos do 3º mundo talvez a unica oportunidade de sair da miséria.
Até poderia concordar com o estabelecimento de um tecto salarial imposto aos clubes...mas isso não seria uma violação da liberdade, que para bem e para o mal, é um bem fundamental nos dias que correm?

Sabem qual é o maoir podre do futebol? É a toda poderos FIFA, e UEFA, que são autenticos banquentes para os senhores do futebol...que facturam milhões à custa de clubes e jogadores, que absorvem percentagens enormes da riquesa gerada pelo futebol. Instituiçoes estas que são disfarçadamente autoritárias e que servem descaramente os interesses dos países e clubes ricos, dando-lhes toda a protecção pois são eles que criam a riquesa para os "blatters" e os "platinis" andarem por aí a passear a sua prepotencia.

Com o poder e riquesa destas duas instituições, o futebol poderia ser dignificado e ainda mais potenciado o seu valor com obras solidadrias/sociais.

Financiamento de escolas de futebol, que proporcianriam abrigo e educação (e a oportunidade de ser futubolistas o que nem seria o mais importante) a crianças desfavorecidas. apenas um exemplo...de um investimento, mais até que uma esmola!

6 notas celestiais