sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Listen To Me II



Há peças de teatro que deveriam ser devidamente divulgadas pelos media, eles que se ocupam tanto tempo (demasiado tempo!) com polémicas que não interessam a ninguém. Faz-se publicidade a tanta coisa desinteressante e o que poderia interessar, não divulgam. Faço eu hoje esse papel de divulgação.
Vai estar, novamente, em cena no Auditório Carlos Paredes em Benfica, a peça Listen To Me II. Tive o prazer de ver a peça quando esteve em cena no Teatroesfera em Queluz. É uma peça que representa a vida de diferentes pessoas, em diversos momentos e estados, em diferentes ambientes, transmitindo variadíssimas sensações. O grupo de teatro Pequeno Palco de Lisboa é aqui encenado pelo actor Rui Luís Brás.
A peça é constituída por diversos monólogos, uns hilariantes, outros mais sérios, outros completamente tresloucados, mas todos eles muito interessantes, ou pelo tema abordado ou pela capacidade de representação dos actores. Só para dar alguns exemplos. Temos um rapaz que trai a sua miúda e depois lhe tenta explicar a situação pelo telefone, temos uma miúda completamente alucinada que tem desejos de se tornar numa suicida bombista, temos outro rapaz bem aprumado que é viciado na droga, uma senhora que desabafa com a sua psicóloga o que lhe vai na alma, um padre que de santo não tem nada (de ir às lágrimas!), uma noiva que adora o namorado ignorando as suas preferências sexuais (ouvi-la cantar “Sou tão gira!” fez a plateia ir ao delírio, porque seria?!?), uma africana que fez de uma auto-estrada a sua horta, uma senhora de idade que vai fugir de casa porque conheceu alguém num chat online, uma tia muito “queque” que passa a vida ao telemóvel, uma madeirense que sabe demasiado e que desabafa tudo colocando mensagens numa garrafuinha, entre outras situações.
A sala era muito acolhedora, pequena, onde temos um contacto visual com os actores em cima de palco que não temos nalgumas salas maiores. Jovens actores muito promissores.
O Rui Luís Brás estava lá a receber as pessoas com um grande sorriso, uma simpatia. Parecia que nos estava a receber em sua casa. Eu quase que me sentia em casa. Até porque a noite esteve sempre repleta de estrelas cintilantes, já nossas conhecidas, onde reinou a boa disposição, muita gargalhada (a famosa gargalhada!), muitos sorrisos…
Lá fora o tempo estava uma lástima, chuva e frio, mas das portas do teatro para dentro o cenário era outro, completamente diferente. A companhia do melhor que pode existir. É sempre uma honra estar entre pessoas que nos fazem sentir tão bem.
Resumido e baralhando, foi uma noite que pareceu muito “piquinina”, por ter sido tão agradável. ;)
Muito obrigada, meus queridos!



Ficha Técnica
Título: Listen To Me II
Encenador: Rui Luís Brás
Em cena: Auditório Carlos Paredes
Direcção: Durval Lucena
Música: Pedro Bargado
Descrição: Uma peça que retrata diferentes pessoas, diferentes cenários, diferentes momentos e diferentes sensações. Afinal é disso que é feita a vida...
Elenco: João Pontes, Marta Gil, Gustavo Duarte, Ana Luísa Luz, Miguel Torres, Helena Fernandes, Ester Gonçalves, Filomena Correia, Andreia Esteves, João André, Teresa Franco, Mafalda Risques, Joana Ponte, Patrícia Caeiro, Bruno Pereira
Género: Monólogo, Comédia, Drama
Classificação: Maiores de 12
Classificação (de 0 a 10): 8

Site: Pequeno Palco de Lisboa

4 notas celestiais

papiro disse...

Romeu, quem és tu Romeu?...
Ai, espera lá, isso é de outra peça! Esquece!

Estava uma noite que não convidava a sair, com muito frio e chuva, mas o aconchego da alma que dá quando sabemos que vamos estar com pessoas especiais, faz milagres. Não sabia muito bem ao que ia, apenas tinha a informação que eram vários monólogos e que me era prometida gargalhada certa!
À hora marcada, lá estavamos nós... para não variar lá ficamos nós à espera, por certo de que a chuva deixasse de cair e deixasse ver as estrelas.

Os textos e os jovens actores foram uma agradável surpresa e alguns deles recebi-os como verdadeiras preciosidades. Tenho a grande dificuldade de salientar algum... no entanto, a noiva a cantar o "I feel pretty" quase que me levou a viajar para outras paragens, o que me vale é não ter asas, apenas as que a imaginação me dá e de estar bem presa ao meu lugar! Como é que alguém pode ser tão ingénua??? Hello! acorda! Ele veste os teus vestidos!!!
A tia era fantástica, porque não deixava ninguém falar tá'ver?, no fundo era uma incompreendida, acho que nem ela sabia quando estava a falar verdade.
Aquele padre completamente louco, é de ir às lágrimas... Deus nos livre e guarde de tamanha escuridão! Impossível conter a gargalhada!

Antes de cada "quadro"/monólogo, havia uma frase acompanhada por música, não sei explicar porquê, mas houve uma de que gostei particularmente: A casa de um Homem é o seu castelo (Edward Coke). Será pelo facto do seu autor ser Edward? Dinaaaaaaaa estou a alucinar!

Bem, o comentário já vai longo e a verdade é que muito, mas mesmo muito havia para dizer, mas por hoje já chega. Até porque fica aqui o convite para irem ver ao vivo e a cores o maravilhoso trabalho realizado por todos! Mas eu prometo que um dia, com mais tempo, escrevo tudinho, tudinho e coloco numa garrafuinha!

Mas depois, quando saírem, vejam lá! Esteja sol ou chuva, vento, frio ou calor, o que é que se come a seguir a um espectáculo??
NÃO!!!
Batatas fritas? Nem pensar! só comidinha saudável!

Beijokas amiga... outro dia faço um coment como deve ser, que este hoje ficou fraquinho e piquinino :)

Anónimo disse...

Podem fazer reservas para o Listen to me II, reposição de 18 a 28 de Março, no Auditório Carlos Paredes em Benfica em:

http://auditoriocp.home.sapo.pt/

Helena disse...

Não podia estar mais de acordo.
Também fui ver e adorei.
E quanto a mim o Rui merece tudo.
Espero que em Benfica a peça tenha um estrondoso sucesso.
Beijos

Lena

em cena disse...

Obrigada pelas palavras e pela divulgação do excelente trabalho do Rui Luís Brás. Esperamos que não percam a reposição da Peça no AUDITÓRIO CARLOS PAREDES EM BENFICA
nos dias 18 A 21 DE MARÇO e 25 A 28DE MARÇO



PPLX

4 notas celestiais