sábado, janeiro 03, 2009

Austrália em antestreia


Normalmente quando as expectativas são demasiado elevadas, os filmes costumam ficar um pouco aquém daquilo que nós esperamos, mas felizmente este Austrália é uma excepção a essa regra.
Ainda com a memória muito fresca de um Cold Mountain que me arrebatou descomunalmente, fui ver este Austrália pensando que talvez não conseguisse superar esse filme tão marcante. Enganei-me, e ainda bem que me enganei…
O filme não só tem uma história de amor comovente, como tem uma história de amor “maternal” potente e talvez essa me tenha prendido ainda mais. Comovi-me como há muito não me comovia no cinema, em diversas alturas e em diversas cenas.
A interpretação do actor mais jovem, Brandon Walters de 12 anos, deixou-me completamente em êxtase. O miúdo tem uma expressão, um olhar tão forte, tão marcante… digno de um actor conceituado. Este seu Nullah é uma personagem que irei recordar durante muito tempo. Vejam e confiram.
A Nichole Kidman e a sua Lady Sarah Ashley está, como sempre, muito bem. Apesar da sua personagem ter algumas falhas de consistência e credibilidade, acho que é um papel muito bem interpretado e talvez o argumento tenha sido o culpado de algumas dessas falhas.
O Hugh Jackman, desde o seu Wolverine, me fez colocar os olhos neste actor. Ele não é só um homem com um palminho de cara ou de corpo trabalhado, ele de filme para filme surpreende-me pela positiva em termos interpretativos. Embora, também aqui, existam algumas cenas um pouco puxadas. Mas no geral, é uma personagem cómica, dramática, humana, é verdadeiramente marcante.
É um filme que se destaca ainda pela mensagem, aborda temas como a 2ª Guerra Mundial, o choque cultural entre britânicos e australianos pela colonização. É um épico cheio de acção, aventura e romântico ao mesmo tempo. Um filme que demonstra a determinação de uma mulher que contra tudo e contra todos, com ajuda de um vaqueiro e de um grupo de nativos decide defender as suas terras e o seu gado.
Louvo ainda as belíssimas paisagens e aqui não me refiro simplesmente ao glamour das personagens principais. Existem planos que nos demonstram a verdadeira beleza deste país, paisagens completamente arrebatadoras, que me fazem muito querer um dia visitar tamanha beleza.

Faltou-me apenas referir que adorei o sotaque do Hugh Jackman, um verdadeiro australiano. ;)


Ficha Técnica
Título português: Austrália
Título original: Australia
Realizador: Baz Luhrmann
Descrição: Austrália, final dos anos 30. Lady Sarah Ashley (Nicole Kidman) é uma aristocrata inglesa que viaja para o inóspito e selvagem continente. Aí, alia-se com alguma relutância a um homem rude, um vaqueiro (Hugh Jackman), para tentar salvar a terra que herdou. Com este homem, Sarah terá de percorrer centenas de quilómetros, para vender duas mil cabeças de gado, através de uma terra simultaneamente magnífica e impiedosa, inesquecivelmente bela, uma viagem que transformará para sempre estes dois seres, que em tudo pareciam opostos. A eles juntam-se várias pessoas da quinta, uma encantadora criança aborígene por quem Sarah começa a sentir um amor maternal, e a sombra de um misterioso mágico aborígene. Mas quando a Guerra chega também à Austrália e os japoneses bombardeiam Darwin, Sarah terá de lutar para reencontrar no meio do caos a sua nova família.
"Austrália", um épico romântico, é realizado por Baz Luhrmann ("Moulin Rouge", "Romeu+Julieta").
Actores: Nicole Kidman, Hugh Jackman, David Wenham, Jack Thompson, Bryan Brown, Brandon Walters
Género: Aventura, Acção, Drama, Guerra, Romance
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 166 minutos
Classificação: Maiores de 12 anos
Classificação (de 0 a 10): 9


Australia trailer


4 notas celestiais

Cláudia Paiva Silva disse...

Gostava d ver o filme e se calhar ainda o irei ver, mas na verdade, não aprecio a Nicole Kidman.. Nunca vi nenhum trabalho dela em que pudesse realmente afirmar: "Epá, esta tipa foi muito bem neste filme, gostei imenso!".. Nunca, nada.. zero... Acho que tudo o que ela faz é forçado, como se fosse uma boneca de porcelana que a qualquer altura se partisse. Não aprecio esse tipo de interpretações e acho que em Austrália não é muito diferente. Contudo é pela história que irei, parece-me bem interessante.

Brottas disse...

também fui a ante estreia e adorei... a única coisa que não gostei tanto foi da nicole...

The Star disse...

Clau, vai ver o filme, vale muitíssimo a pena. A história é lindíssima.

Brottas, estou a ver que costumamos ir às mesmas antestreias. Esta já não é a 1ª. ;)

Vejo que muito boa gente não aprecia a forma como a Nichole Kidman representa. Eu só vos posso dizer que ela é a protagonista de 2 dos meus filmes favoritos, Moulin Rouge e Cold Mountain. Acho que talvez a posso incluir também mais neste filme, Austrália. ;)

João o Protestante disse...

se tem a nicole kidman o mais certo é eu ver....eheh

4 notas celestiais