sexta-feira, junho 13, 2008

Jesus Cristo Superstar


Nunca fui muito adepta de teatro, aliás raramente entro em teatros, mas a avaliar pelo que vi ontem, acho que vou passar a frequentá-los.
Claro que Jesus Cristo Superstar não é uma peça de teatro tradicional, é uma ópera-rock, onde as vozes são o grande potencial de todo o espectáculo. Eu fiquei mesmo deslumbrada com a qualidade de vozes que ali ouvi.
Está em cena no Teatro Politeama até meados de Julho, depois disso viajará até Zénith na França.
É uma peça que, apesar de manter a história de Jesus vista pelos olhos de Judas, foi adaptada aos dias de hoje, onde a analogia do terrorismo dos dias de hoje é apresentada de forma a encruzilhar-se com a história original.
O Pedro Bargado (que normalmente interpreta o Judas) está lesionado numa mão (mas 2º indicações da Susana está a recuperar bem), logo foi o Ruben Varela a interpretar o papel de Judas e devo dizer que ele é muito bom (em todos os aspectos), tem um vozeirão de invejar, sempre tão melodioso, sabe representar, transmite as suas emoções e emociona-nos a nós, a sua expressão corporal é de invejar, e depois ele é muito giro... Apesar de ter adorado o Ruben, fiquei com curiosidade para ver o Pedro (bom pretexto para voltar a ver a peça!!!).
Jesus foi interpretado pelo David Ventura (ele reveza-se com o Gonçalo Salgueiro) que também foi exemplar na sua prestação. Que presença, que carisma, é caso para dizer: JESUS que homem!!!! :p
A Laura Rodrigues foi a Maria Madalena de serviço e tal como os 2 actores anteriores, também ela foi deslumbrante.
Fiquei na tribuna e deu para sentir de perto a acção, até porque os actores aparecem de onde menos se espera, e temos muitas vezes a acção a passar-se mesmo ali próximo de nós.
A despedida deles foi super sentida, todos se despediram com uma mão no peito a simbolizar que estavam mesmo agradecidos. Todos foram aplaudidos de pé, e sei que todos saímos de lá com a sensação de que foi muito bom, mas queríamos que durasse mais tempo. O tempo passou a correr…
Acham que me importei alguma coisa em ouvir todas as músicas em português (eu costumo ser adversa às adaptações de língua)? Nem um bocadinho, aliás em português consegue-se acompanhar muito melhor todo o argumento. Mas com isto não quero dizer que dispensava ver o original.
Em jeito de resumo, o espectáculo é bom, muito bom, e é mais do que recomendado.
E em noite de marchas populares, ainda deu para aproveitar a noite depois do espectáculo.


Ficha técnica
Título: Jesus Cristo Superstar
Encenador: Filipe LaFéria
Em cena: Teatro Politeama
Descrição: Em 1970, Andrew Lloyd Weber e Tim Rice criaram o primeiro verdadeiro musical rock. Jesus Cristo Superstar baseia-se na vida de Jesus Cristo através dos olhos de Judas. Tecnicamente era uma ópera rock: todos os diálogos são canções. Quando foi produzido pela primeira vez ainda não era uma peça. Jesus Cristo Superstar era um álbum, que depressa alcançou os maiores tops de venda. O álbum surgiu porque Webber e Rice não arranjaram financiamento para o levar para o palco. Mas, devido ao seu sucesso, rapidamente tal aconteceu. Em 1973, Jesus Cristo Superstar passou para as tela do cinema pela mão de Norwan Jewison, transformando-se num enorme êxito que apaixonou corações. Relevante e intemporal, Jesus Cristo Superstar é o musical inspirado na maior história de todos os tempos e, nos nossos dias, mais actuante e revolucionária do que no tempo em que pela primeira vez subiu ao palco. O século XXI trouxe-nos o Terrorismo, a hegemonia dos Estados Unidos da América (a nova Roma do tempo de Cristo), o mundo super-capitalista e os fundamentalismos religiosos árabes. A ideia de contar a história de Cristo, identificando-a com as grandes audiências de agora, é revolucionária. Aqui estamos, vinte e um séculos mais tarde, talvez a precisar da mensagem desta História, agora mais do que nunca.
Elenco principal: Gonçalo Salgueiro / David Ventura como Jesus de Nazaré, Pedro Bargado como Judas Iscariotes, Laura Rodrigues / Anabela como Maria Madalena
Elenco do dia 12: David Ventura como Jesus de Nazaré, Ruben Varela como Judas Iscariotes, Laura Rodrigues como Maria Madalena
Género: Ópera-rock
Duração: 2 horas com intervalo
Classificação: Maiores de 6
Classificação (de 0 a 10): 9

Pena mesmo é não existirem vídeos da peça, com o elenco que eu vi.
Deixo um vídeo do David Ventura gravado na TV e a Canção de Judas interpretada pelo Pedro Bargado.



21 notas celestiais

Anónimo disse...

hello

olha... dás-me por favor o teu mail??

Dina disse...

Olá,

Sou uma espectadora do espectáculo JCS e sigo atentamente algumas crónicas que se vão escrevendo. Devo dizer-te que gostei muito do teu blog, já o tinha visitado antes de ires ver a peça, por isso, desculpa a intromissão, mas tenho que te emendar em algumas coisas:

- O Pedro Bargado é que faz parte do elenco principal e já regressa esta semana.

- Além da Laura Rodrigues, a Anabela começou este mês a fazer também o papel de Maria Madalena.

- A peça só está em cena no Politeama até dia 20 de Julho, onde seguirá para o Algarve, onde estará durante o mês de Agosto, antes de ir para França.

Mais uma vez peço desculpa por este comentário, mas tentei enviar mail mas nao dava.

E aconselho-te mesmo a voltar para veres as outras vozes, assim como não sei ao qual o apóstolo Simão assististe, mas também existem dois que alternam.

Cumprimentos superstares
Dina

The Star disse...

Susana, obrigada pelo mail. ;)

Dina, antes de mais bem vinda ao meu singelo cantinho.
Obrigada pelas correcções ao meu texto. O elenco principal que coloquei no texto refere-se ao elenco do dia em que assisti, pois sei que o Pedro, bem como o Gonçalo ou a Anabela também são parte integrante no elenco. ;)
O Simão, nesse dia foi interpretado pelo Sérgio Lucas.
Fiquei com muita curiosidade para ouvir as vozes deles todos. O musical para além de ser lindo, ainda tem a faceta de variar os actores integrantes, o que o torna ainda mais interessante.

Vou corrigir as falhas que me apontaram, não quero induzir em erro as pessoas.
Obrigada às 2. ;)

João o Protestante disse...

por falor no "senhor" ... por coincidencia escrevi sobre o tema, ou algo parecido no mue blog ;) Andamos em sintonia em relação á musicalidade na religião cm a diferença que eu só digo asneiras!

GK disse...

Já vi musicais, mas nenhum do La Féria... Devia ver, né?
;)

Em resposta: o "próximo" foi mesmo em Barcelona no dia seguinte ao RiR! E acabou-se. Este ano não há mais nada... :(

Bj.

The Star disse...

João, a nossa sintonia é demais, será coisa do "senhor"? ;)

GK, este foi o 1º musical do La Féria que vi ao vivo, mas já tinha visto vários pela TV. Aconselho plenamente, pois o espectáculo de voz que ali ouvi e a capacidade de representação é louvável.
Faz assim qualquer coisa deste tipo para te levantar a moral. A mim serviu para me esquecer que não fui ao RiR... ;)

clarisse Pereira disse...

Bem...andas com muito boas escolhas!!!(para não variar;)
A peça é mesmo fantástica!! Tenho pena de não voltar a vê-la!!
AMEI mesmo...Aqueles actores são fantásticos...têm uma garra..uma presença em palco...

Mais uma vez os nossos gostos e opiniões encontram-se!!!hihi

jitos=)*

Mila disse...

Eu já vi os dois actores a fazer o papel de Judas e acho que são ambos espectaculares,conseguem fazer com que fiquemos desejando vê-los de novo.
Duas vozes maravilhosas, duas presenças fortes em palco, dois BONS actores com um futuro BRILHANTE.
Mila
Já agora eu sei que pelo menos um deles visita este blog.

Anónimo disse...

Olá. De facto o musical Jesus Cristo Superstar é um espectácuo verdadeiramente espectacular, lindissimo e mais lindo ainda é o Judas, Ruben Varela. Um actor que se está a revelar e que se revela a cada actuação. Um actor que nos faz vibrar, que nos emociona, que nos inquieta.
Adorei esta revelação. Um bombom ;)

The Star disse...

Clarisse, obrigada. Realmente, os nossos gostos e preferências andam sempre a par.
Mas também, só prova que temos bom gosto. ;)


Mila, obrigada pela visita.
Como te compreendo quando dizes que ficamos a desejar voltar a vê-los. Acho que se pudesse, ia vê-los todas as semanas. É uma emoção tão grande ouvi-los.
Espero sinceramente que o futuro lhes sorria, pois bem o merecem.
Já agora, quem é que visita o meu blog? O Pedro ou o Ruben?

Se algum de vocês visitar aqui este espaço, manifeste-se, por favor. Adorava contactar-vos directamente. Nem que seja para vos felicitar. :)


Cristina, também te agradeço a visita.
Eu vou confessar que senti mais empatia com o papel do Judas do que com o de Jesus, apesar de achar que ambos os papéis estão excelentes. O Judas quando entra em cena, tem uma presença que não nos é indiferente. Eu fiquei mesmo de queixo caído com tamanho carisma.


Estou a ver que esta peça tem imensos fãs. Que bom saber!!!

Anónimo disse...

oiii!

encontrei o teu cantinho numa pesquisa relativamente ao musical excelente que pude assistir há cerca de 2 semanas. já conheço alguns dos trabalhos do sr Filipe La Féria mas o JCS deixou-me sem palavras e com água na boca para ver e rever a peça.

Não sei se conseguirei ir mais uma vez... gostava de ver a actuação do Pedro Bargado, já que só oiço boas criticas em relação ao seu desempenho. Contudo, confesso que o Ruben me deixou nas nuvens, não consegui deixar de o procurar durante todo o espectáculo, fiquei completamente enfeitiçada pela sua voz, pela sua postura, por todas as vibrações e emoções que ele conseguiu transmitir. Dava tudo para lhe dizer pessoalmente o quanto admirei a sua actuação e para lhe desejar tudo de bom... mas os pensamentos têm mt força por isso a mensagem chegará até ele, sem duvida =)

pena mesmo é não existir um videozinho ou até uma ou duas fotos do Ruben como Judas... contento-me com as do Tomé =)

continuação de um excelente trabalho aqui, neste teu cantinho, que a vida te sorria sempre.

Carina

The Star disse...

Carina, antes de mais muito obrigada pela visita e pelo comentário tão querido. Espero que voltes sempre.
Depois queria dizer-te que sei perfeitamente aquilo que sentiste ao ver o musical, muito particularmente em relação ao Ruben. É que a mim aconteceu-me exactamente aquilo que tu descreveste. Dei por mim a ficar triste quando vi a “morte” de Judas, e a pensar: “E agora?!?! Não vou ver mais Judas?!?!”.
Todo o elenco tem uma entrega total aos seus papéis, o David na pele de Jesus tem um carisma que nos faz quer segui-lo, a Laura e a sua Maria Madalena é super graciosa, mas o Ruben a envergar o papel de Judas é algo que não se consegue descrever, só vendo e estando lá para se conseguir sentir a sua vibração.
Também adorava ver o Pedro na pele de Judas, a ver se ainda tenho essa oportunidade, pois queria ficar com as 2 actuações na memória.
Quem sabe se não nos encontramos por lá. ;)
Beijinhos, Carina.

Anónimo disse...

como eu te compreendo hehe... ainda n desisti de tentar ir, tenho até dia 20 para o fazer =) quem sabe se n iremos no mm dia? se conseguir ir prometo que te aviso =) se fores, entretanto, tira uma foto com o nosso Judas e manda-lhe um beijinho meu, sim?

bjokas

carina

The Star disse...

Carina, o Pedro Bargado adicionou-me no hi5. Já lhe enviei uma mensagem de apreço.
Pelo menos já lhe consegui dizer que tenho imensa curiosidade em o ver. :P

Anónimo disse...

k bom! eu tenho alguns dos actores tb no hi5 e mandei msg pa tds embora nenhum m tenha respondido... ker dizer, devem estar sempre a receber o mm. gostava mt de ver a actuaçao do Pedro mas n estou a ver como... ja so tenho esta semana! so s for dp em portimao loool mas kem gostava mm mt de conhecer era o Ruben, fiquei fascinada com a presença dele em palco, com td!
o Pedro respondeu-te? =)

beijokas

Anónimo disse...

Olá.
Passei por aqui numa pesquisa sobre este espectáculo, JCS. É incrível a quantidade de pessoas que veêm esta peça e o desejo com que ficam de ver e rever. Na primeira vez que fui, nem conseguia sequer descrever aquilo que senti, porque sentia que tinha sido atropelada por um comboio de boas emoções. Depois disso, e apesar de algumas pessoas já acharem que estou a exagerar já fui mais duas vezes e irei, se tudo correr bem, para assistir ao final.
A voz do David Ventura e a sua presença em palco é qualquer coisa de espectacular. Tive a oportunidade de ver a Madalena da Anabela e da Laura Rodrigues e, que me perdoe a Anabela, que faz uma Madalena mais doce, eu prefiro a apaixonada e emotiva da Laura. Tem-me levado sempre às lágrimas. Vi o Judas ser interpretado por duas vezes pelo Ruben Varela e uma vez pelo Pedro, achei que com o Pedro, o Judas tem uma dimensão muito agressiva, violenta e com uma enorme profundidade e intensidade de sentimentos, o do Ruben, para mim, é mais doce e senti mais explorada aquela sensação de dualidade (as duas faces da mesma moeda Jesus e Judas) e tive a possibilidade de conversar um bocadinho no final com ele e é perfeitamente atencioso e simpático. O Pedro é uma simpatia, claro!

Adorei o teu espaço e prometo que virei aqui mais vezes.

Beijinhos grandes, com o desejo que revejas o espectáculo porque de cada vez que volto, encontro mais coisas para me maravilhar.

Vânia G.

The Star disse...

Carina, a msg que enviei ao Pedro foi um mero reconhecimento do seu valor, nem estou à espera de resposta, apenas espero que ele leia e sinta que o adoramos.
Tens o Ruben no hi5? Já o tentei achar, mas não consegui. Adorava enviar-lhe uma msg e ao David também.

Vânia, em 1º lugar, obrigada pela visita tão simpática.
Já passei no teu espaço, e vou lá deixar o meu comentário, pois a tua apreciação do espectáculo está divinal.
Com muita pena minha, não vou conseguir voltar a ver a peça. Espero sinceramente, que daqui a algum tempo voltem a estar em cena, com este ou outro espectáculo, porque sei que sempre terão público maravilhado a vê-los. Nós somos a prova viva disso. :D
Adorei a comparação que fizeste entre os vários actores que têm feito as mesmas personagens. Dá outra dimensão à coisa. Eu que só vi a peço uma vez, acho interessante saber como são interpretadas as mesmas personagens por actores distintos. :)

Beijinhos a todos os fãs do JCS.

Anónimo disse...

concordo ctg! se eles sentirem que o trabalho deles é reconhecido trabalham sentem-se bem com o que fazem =) as msg que enviei a tds foi precisamente isso, a felicitá-los e a incentivá-los. claro que resposta n espero =)

o ruben... estou fartinha de procurar e nada loool como disse, nem mm fotos ou videos no youtube, com mt pena minha. gostava mt de lhe poder transmitir algumas palavras de apoio tb. O david tb n o encontrei ainda, penso que n tem. tem sim, um grupo em nome dele =)

gostei mt do comentario da Vania e adorei a comparaçao entre os 2 judas. faz todo o sentido (baseada nos videos que vejo do Pedro ja k n o posso ver actuar). penso assim tb...

tb n vou poder rever a peça mas a esperança é a ultima a morrer. quem sabe n irei ate ao algarve um fds lool n tenho ferias mas posso ir ate la ver cm ta o tempo =)

tenho a certeza que em breve voltarao com este ou novos trabalhos!

beijokas

The Star disse...

É tudo o que espero, Carina, vê-los de novo.
Gostava de ver outro musical, com este elenco. Estou convencida que com o sucesso deste, vêm por aí outras peças grandiosas. E nós lá estaremos para o ver, certo? ;)

Se por acaso achares os 2 protagonistas aí pela net, não te esqueças de me avisar. :)

Anónimo disse...

sim, eu digo loool
pode ser que tenhamos sorte =)
vou estar uma semaninha ausente agora mas qd regressar dou noticias. ate podes ser tu a ter nvdss pa mim =)

beijokas

The Star disse...

Carina, por acaso até tenho novidades para ti. Se ainda tiveres oportunidade, vê o meu último post e verás o que lá tenho.
Mas para te dar mais pormenores, preferia que fosse por mail.
Envias-me um mail teu para o meu mail para eu saber que és tu? Por mail, dir-te-ei tudo aquilo que descobri. E tenho a dizer-te que o Ruben é um queridooooo!! ;)
Se já não "falarmos" antes, boa semana para ti.
Beijinhos.

21 notas celestiais