domingo, agosto 13, 2006

Um dia de Domingo em Tróia


Ainda antes de vos começar a contar tudo o que vislumbrei durante as minhas férias fantásticas (sobre as quais já vos dei uma amostra), vou-vos falar do fim-de-semana antes de ir de férias.
Passei um Domingo fora do vulgar, fui conhecer mais um local que não conhecia, a lindíssima península de Tróia.

Não conhecia de todo a península, só de a observar do lado de Setúbal ou da Arrábida. Tive pena de não passar para o lado de lá no ferry-boat, mas assim deu para conhecer a península toda, de um lado ao outro. Fui até Alcácer do Sal e daí cortei para a Comporta. Não deu para visitar a sua praia, mas deu para perceber que havia muita gente a dirigir-se para lá, havia um pequeno engarrafamento e tudo!!! Segui até ao final da única estrada principal em Tróia, até chegar mesmo ao ferry-boats. Havia imensa gente a sair dos barcos. Mas foi em Soltróia que passei o dia. Estive em casa de uns amigos, num empreendimento muito bonito.
A casa muito agradável, casa de férias a bem ver, mas com todas as comodidades, campos de ténis, basquetebol, a obrigatória piscina… Já sabia a férias, ainda que fosse só por um dia.
Os dias por cá iam muito quentes, mas ali em Tróia o dia estava estupendo. A casa super fresca, apesar de muito solarenga.
A praia só aconteceu ao final da tarde, quando já a maioria das pessoas estava de regresso. Foi nesta altura que desisti completamente de realizar o desejo de atravessar o rio no ferry, já que havia uma imensidão de pessoas a sair da praia.
Quanto à praia? Bem, é qualquer coisa de extraordinária, só comparável com algumas praias do Algarve. Estava super agradável, o mar muito calmo, quase sem ondulação, a temperatura da água excelente, e depois tinha a vantagem de que a praia começava a esvaziar àquela hora do dia. Afinal tenho o Algarve à porta e não sabia. :)
O sol já ia muito baixinho, quando tive de me despedir daquela praia. Pena mesmo é o sol pôr-se por trás da Serra da Arrábida, e não no mar, mas as cores que ele provoca, são deslumbrantes.
Fica aqui a sugestão para um fim-de-semana diferente.

Para vos abrir o apetite fiquem com este vídeo, que apesar de ser alusivo ao novo empreendimento de luxo que a Sonae vai levar a cabo onde outrora se situaram os edifícios da Torralta (que entretanto foram abaixo), mostra muito da beleza daquele pedaço de céu que é Tróia.

Um roteiro por Tróia:
A península de Tróia é uma faixa de areia situada a sul da cidade de Setúbal, entre o Estuário do Sado e o Oceano Atlântico. Tem 17 quilómetros de comprimento e 1,5 quilómetros de largura. Nesta faixa situam-se as praias da Ponta do Adoxe , Bico das Lulas e Atlântica.
As ruínas de Miróbriga não são o único atractivo patrimonial que a Península oferece. Na zona de Tróia, existem as ruínas do que foi outrora um dos maiores centros conserveiros de salga de peixe. A estação arqueológica de Tróia constitui um dos mais interessantes conjuntos fabris de conserva de peixe do Império Romano. Construído nos inícios do século I d.C., manteve-se em plena actividade até, praticamente, ao século IV d.C., momento a partir do qual entra num período de irreversível decadência.
Este complexo conserveiro mantém ainda uma apreciável densidade de construções, testemunho da intensa actividade industrial e comercial que nele se desenrolava.
A origem do nome "Tróia" ainda hoje permanece um mistério. A Reserva Botânica das Dunas de Tróia completa o leque da oferta de Tróia. A vegetação é rica e indispensável à fixação das areias. Nela se encontram espécies endémicas de Portugal como a cocleária menor, a aromática tomilho carnudo e a camarinheira (corema album).
Tróia é constituída por várias praias. A Praia da Galé é o ponto da costa do concelho de Grândola onde se poderá apreciar a arriba fóssil. A Atlântica, mais conhecida por Soltróia, conta com bandeira azul, bem como a de Troiamar. A da Costa da Galé (junto às piscinas de Tróia), e a do Bico das Lula e a Ponta do Adoxe completam a costa da península.
from [Setúbal na Rede] - Tróia

13 notas celestiais

João Silva disse...

pois é cara amiga! Troia.. mais um sitio onde já passeiei durante 1 dia... atravessei com o carro de barco de setubal para a peninsula, depois almoçei num restaurante lindo na praia (comporta acho eu), e voltei por terra (ainda são uns km valentes).

Não vi tudo, mas deu para perceber que a beleza está lá, e o potencial é enorme para se tornar um local mais procurado e com melhores condições para os visitantes.
bj

GK disse...

Também amei Tróia. Na altura fiquei de coração partido ao ver aquelas torres devolutas a estragarem um pedaço de terra que podia ser comparável ao paraíso. :(

Espero que todas as mudanças sejam para melhor...

Bj.

The Star disse...

Que viajado, João. Também já percorreste Portugal de lés a lés. Tou a brincar!!! ;)
Ainda bem que também viajas, e vais conhecendo estes locais maravilhosos.
Como foi o teu fim-de-semana em Monchique? Gostaste? Não conheço muito de Monchique. O que viste por lá e tenhas gostado?

No outro dia, perguntaste-me o que eu fazia. Aliás, já perguntaste várias vezes. Eu não respondi directamente a ti, mas já aqui (http://thestarisme.blogspot.com/2006/06/bahhhhhhhhhh-porcaria-do-blog.html)tinha revelado a minha profissão, que não é segredo nenhum. Tenho uma licenciatura em Informática e Gestão de Empresas pelo ISCTE. Comecei a trabalhar logo a seguir na empresa onde fiz o estágio, como consultora, isto é, faço prestação de serviços nas empresas cliente. Há um ano mudei de empresa, mas continuo no fatídico mundo da consultoria, agora faço manutenção de sistemas de informação. O stressante do meu trabalho é o facto de sermos poucas pessoas para o serviço que aparece, onde é sempre tudo para ontem. Os clientes pensam que nós só estamos ali para os servir a eles (como pagam, sentem-se no direito de nos torrar a paciência!!!), e quando nos pedem alguma coisa é sempre com um grau de urgência elevado. Isso stressa-me imenso, porque sou super responsável, se tiver de ficar a trabalhar até à meia-noite ou mais para ter o serviço pronto no prazo imposto, fico. Mas depois irrito-me, porque fico sem tempo para mim, e para tudo o que gosto. Depois é todo o espírito que a consultoria arrasta consigo. Nós temos um horário, mas é um horário que parece ser só de fachada, já que é muito habitual serem 10 da noite e o escritório estar cheio de pessoas, se sais a horas és visto como o baldas, ou o desocupado. É triste, mas é o mundo onde eu trabalho. Quando falo nisto a algumas pessoas, pensam que estou no gozo, mas só quem trabalha no meio ou quem lida com os consultores, sabe do que estou a falar. Estás agora esclarecido?
E o teu estágio? Está a correr bem? E os outros 7 ofícios, também? :P


Quanto ao paraíso que é Tróia, tenho o mesmo desejo que vocês. Espero que tudo o que façam por aquele pedaço de céu seja para o conservar, que seja um óptimo local de lazer para todos os bolsos, e não só para os mais abastados. Penso que todos temos direito a usufruir da beleza e serenidade daquela terra.

Beijos aos dois.

Anónimo disse...

_______________0000000000000000_________________
_____________000________________0000____________
_________000_________________________00_________
_______00_______________________________0_______
_____00________000000_______000000________0_____
___00_____0000000000000___000000000000_____00___
__0_____0000________________________0000_____0__
_0___________________________000000___________0_
0__________________________00______00__________0
0___________000000________00__0000__00_________0
0________000000000000_____00_000000_00_________0
0_________________________00_000000_00_________0
0_________________________00__0000__00_________0
0__________________________00______00__________0
0____________________________000000____________0
_0_________________________________00_____00__0_
__0___________000_________________0__0___0__0___
___0____________0000______________0__0__0__0____
_____0____________0000000_________0__0_0__0_____
_______00_________________________0___0___00000_
_________000_____________________0000000___0__0_
_____________000________________0_______0__0__0_
________________000000000000000_00__0000_00_00__
________________________________000__________0__
__________________________________00000000000___

Anónimo disse...

Joao P.

The Star disse...

Mais um desenho muito giro. Obrigada, João.
Boas férias para ti. Diverte-te muito.
Beijos muito grandes para ti.

Lua disse...

Mais uma pérola a visitar, visitei o link da Sonae e realmente o investimento promete tornar o local um paraíso, infelizmente talvez só para outras bolsas que não as tugas :(

bjs

The Star disse...

Lá que promete, isso é verdade. Espero que o novo empreendimento conserve tudo de natural que aquela região apresenta actualmente.
Penso que vai ser mais um resort que apenas vou conhecer através de fotos e vídeos, como este que vos apresentei. Eu já me contento, com a praia pública, que comparo a algumas das melhores praias do Algarve.
Bijus.

João Silva disse...

bien...respondi ao teu testamento por mail!
Para aquele que tens como contacto no teu "perfil" do blogger.

The Star disse...

João, não recebi nada no mail. Será que foi devolvido? Ou enviaste mesmo agora e ainda não teve tempo de chegar? :P

João Silva disse...

o mail não "voltou pra trás"...parece estar tudo certo! mas voltei a enviar só pra ter a certeza!

Piquinota disse...

Só passei uma vez ao lado.... a caminho da Costa Vicentina... mas devo confessar que não me "atrai":( Um dia, quem sabe!


Jinhos

The Star disse...

João, recebi 2 mails!!!:P
Também já te respondi, com um monólogo ainda mais longo que o teu. ;)

Piquinota, a Costa Vicentina ainda não conheço, é mais uma daquelas viajens que vou ter de fazer.
Quanto a Tróia, só tenho pena de não conhecido há mais tempo. A praia em SolTróia é muito boa. Até parece que temos o Algarve aqui à porta de casa! :)

Beijinhos para todos.

13 notas celestiais