domingo, janeiro 17, 2010

The Road – A Estrada

Tenho o Viggo Mortensen em alta estima, é um dos meus actores favoritos e já estou numa fase em que nem preciso ver trailers ou ler sinopses dos seus filmes. Ele é um dos actores, eu automaticamente quero ver o filme. The Road foi escolhido assim, às cegas! Não fazia a mínima ideia qual o argumento, apenas me tinham dito que o livro no qual é baseado era muito difícil. Por isso, não me preparei minimamente para o que iria ver.
O filme é verdadeiramente muito pesado, tendo como cenário um planeta Terra completamente devastado, desprovido de qualquer vida vegetal e animal, tirando alguns poucos humanos (se que é que num cenário destes se podem chamar de humanos!), estamos perante um planeta que morre aos poucos.
A história gira sempre em torno de um pai que viaja para sul com o filho, na esperança de conseguir um local mais quente para sobreviver. E pelo caminho o que fazem é precisamente isso, tentar sobreviver, sem transporte, sem água ou comida, sítio onde dormir ou se abrigar da chuva intensa, onde ainda têm de escapar a inúmeros perigos de ordem natural e não só.
O planeta tornou-se árido e inóspito. Apenas algumas (poucas) famílias e nómadas conseguem persistir e mesmo assim em condições sub-humanas. Num planeta onde há muito a paz deixou de reinar e onde cada um olha apenas por si, pois a esperança há muito que não existe, muitas vezes apenas a morte trás algum conforto.
É um filme genérico, onde nem as poucas personagens têm direito a nomes próprios. Um filme que me fez sentir muito pequenina, egoísta e me deu um nó gigante no estômago.
Nada a apontar a todos os actores que fazem deste filme um dos mais realistas que tenho visto nos últimos tempos. O Viggo Mortensen (é o pai) continua a ser um actor como muito poucos o são, uma interpretação de nos levar às lágrimas e de grande sentimento. Os seus olhos revelam muita da emoção que tem de transparecer, o seu corpo denota a fome, a sede e a privação de qualquer conforto que a sua personagem tem vivido, as mãos e o rosto enrugado fruto de noites aos relento, chuvas e tempestades… ou seja, uma caracterização exemplar.
O mesmo posso afirmar sobre o pequeno Kodi Smit-McPhee (o filho), que nos faz ficar condoídos ao ver tudo aquilo que aquela criança tem de passar para apenas conseguir sobreviver.
A Charlize Theron (a mãe), o Robbert Duval (um sobrevivente muito velho) e o Guy Pearce (outro sobrevivente) têm aparições muito fugazes, durante o filme, mas todas elas com papeis chave que nos complementam a história e a mensagem que é passada.
The Road deixou-me a pensar como somos pequenos neste mundo, como podemos ser egoístas e como sem sempre conseguimos dar o devido valor àquilo que possuímos, como somos muitas vezes fúteis por desejarmos determinado bem material e depois de o possuirmos nem lhe ligamos mais. Quando se perde tudo na vida, aí sim, se percebe o quão felizes poderíamos ter sido, aí sim tudo se daria (mesmo sem nada se ter) só por um pedaço de comida, por um par de sapatos mesmo velhos e gastos, por um colchão onde dormir, um cobertor que nos proteja do frio ou um tecto que nos abrigue da chuva.
E a esperança? Onde reside?
The Man: You have to keep carrying the fire.
The Boy: What fire?
The Man: The fire inside you.
Mais um filme que me deixou a pensar, e acho muito interessante quando um filme me deixa a pensar sobre a sua história.
Se forem ver ao cinema (o que eu recomendo) preparem-se primeiro. O filme é muito bom, mas é também muito forte do ponto de vista psicológico.

Ficha Técnica
Título português: A Estrada
Título original: The Road
Realizador: John Hillcoat
Descrição: Após uma terrível catástrofe que arrasou todo o planeta, um pai (Viggo Mortensen) e um filho (Smit-McPhee) tentam sobreviver à destruição. Eles, tal como milhares de sobreviventes, perderam tudo o que tinham, e agora, fazem um percurso sem rumo pela América, por uma estrada seca e árida onde apenas encontram miséria e sofrimento humano. Essa jornada de sobrevivência vai transformar cada um dos intervenientes e só o amor abnegado lhes poderá dar algum conforto.
Um drama realizado por John Hillcoat, adaptado do best seller A Estrada, de Cormac Mccarthy, vencedor do Prémio Pulitzer de 2007.
Actores: Viggo Mortensen, Robert Duvall, Charlize Theron, Guy Pearce, Kodi Smit-McPhee
Género: Drama, Thriller
Ano de Lançamento: 2009
Duração: 111 minutos
Classificação: Maiores de 16 anos
Classificação (de 0 a 10): 9


The Road trailer

PS: Espero que a “ameaça” de deixar a representação que o Viggo fez, seja falsa. É certo que ele está em alta e quando se faz uma saída em grande estilo, é-se lembrado pelo que de melhor se faz, mas estou convencida que ele pode continuar a actuação sem marchar a sua reputação. :)

2 notas celestiais

Flávio Gonçalves disse...

Não supera o livro, mas é, certamente, um filme delicado, sincero e que explora com grande sinceridade as profundezas da condição humana. Gostei muito do texto!!

Beijinhos

The Star disse...

Obrigada, Flávio. Não foi nada fácil dissertar sobre o filme. É mesmo muito forte, imprime diversas sensações.

Beijinhos para ti tb.

2 notas celestiais