domingo, janeiro 03, 2010

Avatar em 3D

Quase a fechar o ano passado, o mundo cinematográfico voltou a imergir da apatia que vinha a sofrer há já algum tempo. Este ano apenas alguns filmes conseguiam arrancar-me alguns “awsome’s”, mas nada como este Avatar.
O James Cameron voltou com tudo e foi bom ele ter de esperar algum tempo para conseguir seguir em frente com este mega projecto.
Avatar é um filme com tudo aquilo que se deve esperar de um filme. Tem um argumento bem estruturado (poderá não ser tão original quanto se esperava, mas não deixa de ser um excelente argumento). É um argumento que nunca deixa esmorecer os ânimos e que nos deixa uma bonita mensagem ecológica e uma visão histórica muito cruel.
Depois os efeitos visuais, com o uso a última tecnologia, James Cameron finalmente conseguiu aquilo que queria. Desde o 1º minuto abstraímo-nos completamente que praticamente todos os cenários são virtuais e tudo o que se vê não existe na realidade. Claro que o efeito 3D ajuda para que tudo pareça ainda mais real. As paisagens do planeta Pandora são impressionantes de tão deslumbrantes, as montanhas voadoras, os animais e as plantas recriadas ao mais ínfimo pormenor, as cores, os sons e as sensações que nos são transmitidas, ao ponto de sentir emoção ao ver determinada cena…
As personagens, os humanos, os avatars e os nativos… todos se cruzam e se conjugam num ambiente que muitas vezes que confundem. Sim, damos por nós a sentir empatia com um avatar ou um nativo e a odiar a raça humana. Só de pensar que os europeus quase dizimaram as tribos da América, de África, os nativos da Austrália e até em partes da Ásia na altura da colonização… esta é uma faceta que está bem patente neste Avatar.
E o mais surpreendente é que a essência do filme, os pequenos pormenores, como a forma como os nativos e os avatars "comunicavam" com a natureza, a forma como os pequenos animais e as plantas se movimentavam e se comportavam (algo inspiradas na vida marinha), a ligação espiritual entre eles e a sua terra, foi aquilo que mais me tocou e me fez sair da sala de cinema deslumbrada.
Este é um daqueles filmes que é obrigatório ir à sala de cinema ver. Para bom amante de cinema ou nem tanto, são umas 3 horas muito bem passadas. Façam o favor de ir ao cinema e se possível, vejam a versão 3D. Vale bem a pena.

Ficha Técnica
Título: Avatar
Realizador: James Cameron
Descrição: Apesar de confinado a uma cadeira de rodas, Jake Sully (Sam Worthington), um ex-marine, continua a ser um combatente. Assim, é recrutado para uma missão a Pandora, um corpo celeste que orbita um enorme planeta gasoso, para explorar um mineral alternativo chamado Unobtainium, usado na Terra como recurso energético. Porém, devido ao facto de a atmosfera de Pandora ser altamente tóxica para os humanos, é usado um programa de avatares híbridos, que possibilita a transferência da mente de qualquer humano para um corpo nativo.
Como as relações entre as duas raças tem estado em crise, Jake, já no seu corpo avatar, é também incumbido de tentar infiltrar-se naquela sociedade e encontrar uma forma de a dominar. Mas após ter sido salvo por Neytiri (Zoe Saldana), uma bela nativa e perceber que afinal as ordens da Terra não vão ao encontro daquilo em que sempre acreditou, Jake questiona as razões. Ao ver-se dividido entre os pacíficos Na'vi e as forças que estão empenhadas em destruí-los, Jake toma a posição em que acredita.
Actores: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi
Género: Acção, Aventura, Ficção Científica
Ano de Lançamento: 2009
Duração: 162 minutos
Classificação: Maiores de 12 anos
Classificação (de 0 a 10): 10


Avatar trailer

2 notas celestiais

papiro disse...

Minha querida, antes de mais, espero que tenhas um 2010 muito, mas muito melhor que o 2009 que deixaste para trás, com muita saúde, férias, diversão, mais dinheiro, boa disposição e grandes conquistas ;) muita música, cinema, concertos, teatro e... invasões :P

Também fui ver o Avatar ao cinema e não dispensei a versão 3D. De facto, é um filme a não perder. O que mais gostei, excluíndo os efeitos especiais, foi a moral da história. Os senhores todos poderosos que se reuniram na malograda cimeira de Copenhaga para discutir os problemas ambientais e que se dignaram a sair de lá na mesma, deviam ter ido antes ao cinema ver este filme. Sei que sou uma crédula e que serviria de alguma coisa... há que sonhar!

Pronto, foi o desabafo!

Beijinhos minha querida!

The Star disse...

Papiro, concordo plenamente contigo. As pessoas que têm a capacidade de mudar o mundo não o fazem, resta-nos os pequenos gestos que todos somados fazem um grande acto.
Ao menos que o filme sirva para abrir os olhos a certas pessoas que teimam em viver na indiferença.
É que até a própria Natureza está-se a virar contra a Humanidade e nem a podemos culpar.
Olha, acabámos por desabafar as 2! ;)
Um grande 2010 para vocês.
Beijos gordosssss!!!!

2 notas celestiais