domingo, abril 06, 2008

No country for (sexy) old men


Tinham-me dito que No Country For Old Men não era um filme que faria muito o meu género, e eu estava convencida disso. Realmente, não tem muito a ver com o género de filme que mais aprecio, mas como não tinha qualquer tipo de expectativa, fui verdadeiramente apanhada de surpresa. A 1ª parte do filme gostei mesmo muito. A 2ª parte abrandou um pouco e devido a um ou outro acontecimento, a acção decaiu um pouco, mas no geral gostei muito filme.
Até ver os restantes filmes nomeados para os Óscares, este é bem merecedor de todos os prémios que arrecadou.
A personagem interpretada pelo Javier Bardem é desconcertante, o homem imprimiu ali o seu melhor e isso está à vista. Aquele olhar alucinado, aquele sangue frio com que encara as suas vítimas, aquela expressão sempre impávida, revelam exactamente a personalidade da pessoa glacial que ali está representada.
Surpresa das surpresas, foi o papel interpretado pelo Josh Brolin. Não estava à espera que a sua personagem fosse tão importante ao longo do argumento. Exactamente, eu não conhecia de todo a história do filme, apenas sabia mais ou menos que personagem o Javier interpretava. Daí ter ficado agradavelmente surpresa.
O Josh já é um (velho) conhecido meu. Desde a série Jovens Cowboys que gosto muito dele. Passados estes anos todos, pouco ou nada tenho sabido dele, mas um dos motivos que me levou a ser teimosa e ver No Country For Old Men, foi precisamente o seu papel. Ele continua tal e qual como me recordava dele, lindo, cheio de genica e em forma. O seu papel em conjunto com o do Javier acaba por ser a essência do argumento.
Eles, apesar de praticamente não terem cenas conjuntas, desenvolveram uma grande amizade e empatia fora dos sets. Já vi entrevistas destes 2 juntos e são o delírio autêntico, eles são super divertidos. Acho mesmo que o filme se deveria chamar No Country For “Sexy” Men, you know what I mean. É que até o corte de cabelo do Javier é secundário quando vimos o papelão que ele interpreta.
Resumindo e baralhando, é um filme recomendável a quem goste de cinema de qualidade.

Ficha Técnica
Título: No Country for Old Men
Realizador: Ethan Coen e Joel Coen
Descrição: Baseado no romance homónimo de Cormac McCarthy, o premiado autor americano, "Este País Não é Para Velhos" é um hipnótico "thriller" dos irmãos Coen, os realizadores de "Fargo" e "Barton Fink". Nos dias de hoje, os ladrões de gado deram lugar a traficantes de droga e as cidades pequenas tornaram-se campos de batalha. Llewelyn Moss (Josh Brolin) descobre uma carrinha, rodeada por cadáveres, com um carregamento de heroína e dois milhões de dólares em dinheiro. Moss resolve ficar com o dinheiro e o seu acto desencadeia uma série de acontecimentos extremamente violentos, que nem mesmo a lei, na figura do velho e desiludido Xerife Bell (Tommy Lee Jones), consegue travar.
À medida que Moss procura fugir aos seus perseguidores, sobretudo a um misterioso homem (Javier Bardem) que atira uma moeda ao ar para decidir se poupa ou não a vida aos seus inimigos, o filme retrata de forma dramática temas tão antigos como a Bíblia e as manchetes sanguinárias dos jornais. "Este País Não é Para Velhos" foi nomeado para oito Óscares, vencendo quatro: melhor filme, melhor realizador, melhor actor secundário e melhor argumento adaptado.
Actores: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin
Género: Drama, Thriller
Ano de Lançamento: 2007
Duração: 123 minutos
Classificação: Maiores de 18 Anos
Classificação (de 0 a 10): 9,5


No Country For Old Men trailer

3 notas celestiais

Mary disse...

Eu também gostei muito do filme e o papel do Javier Bardem é brilhante. É que o homem tinha mesmo cara de psicopata.
:-)

GK disse...

Ah! Ele era dos "Jovens Cowboys"?!! Então é daí que eu o conheço?! Hum... :)
Por acaso, acho que o Javier mereceu o prémio, mas o filme NÃO! Fiquei MEMSMO MUITO desiludida com Hollywood... :(

(Eu é que tenho inveja de ti que já estiveste no Central Park!!!)

The Star disse...

mary, tens toda a razão, e olha que o Javier tem tudo menos cara de psicopata. Grande papelão!!!

gk, o Josh era o Jimmy. Ele não se tornou num homem super interessante? Ele sempre foi para mim o cowboy mais jeitoso, eheheh.

3 notas celestiais