domingo, fevereiro 24, 2008

Sweeney Todd o musical de Tim Burton


Não é novidade nenhuma que sou uma fã assumida do Tim Burton e das suas histórias bizarras e negras, tão originais e características. A dupla Tim Burton e Johnny Depp tem funcionado na perfeição e desde que a Helena Bonham Carter se juntou, temos ali um trio maravilha.
Sweeney Todd o seu último trabalho era o filme que mais ansiava ver desde há algum tempo. Escusado será dizer que as minhas expectativas eram elevadíssimas, e depois de ler e ouvir críticas muito boas sobre ele, tinha um grande receio de me decepcionar. Mas decepção é uma palavra que parece não existir quando se fala deste realizador. Foi uma boa prenda de aniversário. :D
Acho que nem consigo falar direito sobre o filme, porque tudo me encantou, tudo me fez embarcar naquela história toda ela “musicalizada” pelas vozes melodiosas dos protagonistas.
Tudo começou muito bem, logo nos opening credits. A música não poderia encaixar melhor nas imagens negras, a contrastar com o vermelho vivo do sangue...
Depois a 1ª música, No Place Like London, não sei de que estava eu à espera, mas ouvir o Johnny cantar pela 1ª vez foi algo parecido como um deslumbramento. Não tendo uma voz de rouxinol, canta cheio de graciosidade, e a sua entoação consegue transmitir aquilo que ele normalmente faz com as suas acções e expressões, transmite-nos as suas emoções.
Mas não foi só o Johnny Depp a surpreender-me com os seus dotes vocais. O Alan Rickman, com a sua voz rouca e forte também me deixou pasmada. Quem diria que ele sabia cantar daquela forma? A Helena Bonham Carter, poderá não ser uma cantora exemplar, mas desempenhou a sua função muito bem. Agora ouvir o Sacha Baron Cohen cantar a plenos pulmões e com um fôlego de invejar, é que eu não estava nada à espera.
O filme pode ser um pouco sangrento, mas a ideia do Tim representar o sangue com uma tinta de um vermelho vivo bem artificial, foi muito boa, pois abstrai-nos da ideia de que aquilo é sangue. Mais uma ideia genial!!!
A banda sonora do filme é lindíssima. Quem a ouvir, saberá a história do filme, já que tudo está ali espelhado através da música. Aconselho-a vivamente, e a seguir a se ver o filme, cai que nem ginjas. ;)
Acho que não me vou alongar mais, pois tudo o que possa escrever sobre aquilo que o filme provocou em mim, não será suficientemente representativo da realidade.
Apenas existe um ou outro ponto que poderia ter tido outro curso, mas isso não me faz gostar menos do filme. Ele vale pelo seu todo e não só por um pedaço.
How about a shave?!?!?

Em noite de Óscares, adorava que o Johnny Depp levasse para casa a estatueta. Mas sei que vai ser difícil, este ano tudo a ponta para que seja o Daniel Day-Lewis a ganhar o Óscar.

Para variar um pouco, e porque adorei os opening credits, aqui fica o genérico. ;)



Ficha Técnica
Título original: Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Título português: Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street
Realizador: Tim Burton
Descrição: Depp é Sweeney Todd, um barbeiro apaixonado que é injustamente condenado à prisão, nas galés, por força de um juiz que lhe cobiça a sua bela mulher. Mas Sweeney nunca esquecerá nem nunca perdoará. Quando regressa a Londres, para tentar reencontrar a mulher e a filha, descobre o trágico destino que tiveram após a sua prisão, Sweeney afia as suas navalhas, que a Senhora Lovett (Helena Bonham Carter), a mulher que faz as piores empadas de Londres, lhe guardou. Começa então a preparar a sua vingança, treinando as suas mãos e fazendo a barba a cavalheiros de que nunca mais se ouve falar... Tudo para vingar a mulher e recuperar a filha das mãos do pérfido juiz Turpin, que agora se quer casar com ela. Ao seu lado, a cúmplice Lovett, que aproveita para rentabilizar o negócio de forma diabólica com os crimes de Sweeney que ficará na memória de todos como o Terrível Barbeiro de Fleet Street.
Actores: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Sacha Baron Cohen
Género: Musical, Thriller
Ano de Lançamento: 2007
Duração: 116 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 9


1 nota celestial

JPT disse...

Vi ontem. bem ao estilo de Tim Burton. gostei muito.

1 nota celestial