terça-feira, fevereiro 05, 2008

Nome de código: Cloverfield


O 1º filme do ano, a 1ª ida ao cinema em 2008.
Fui ver o Cloverfield ontem, e tenho de dizer com franqueza que não ia preparada para o que vi.
Pensei que fosse um filme ao género do Independence Day, mas qual quê!!!
A técnica de filmagem usada, na 1ª pessoa com câmara amadora, dá uma sensação incrível de sermos transportados para o meio da acção do filme. E digo que, estar na acção deste filme seria mesmo muito mau... Mais uma vez Nova Iorque é o alvo para algo aterrador.
Não vi o Blair Witch Project, nem acho que alguma vez o faça, pelo que ainda não sabia a sensação que dá este tipo de filmagem. Não só o filme é intenso pelas imagens que mostra, como depois somos levados para as ruas de Nova Iorque a fugir sabe-se lá de quem ou do quê, ao som de enormes estrondos, tudo tão assustador... chegamos a estar no meio de um tiroteio, pois a guerra instala-se... acho que até senti a minha cadeira estremecer com o som do filme...
Confesso que saí da sala de cinema com o estômago embrulhado e com as pernas bambas, por ter sido fustigada com tanta cena de impacto tão profundo.
O filme não é lá grande coisa em termos de argumento ou interpretações, mas os efeitos especiais estão muito bem conseguidos e são muito realistas (tirando o elemento principal da acção, que deixou um pouco a desejar).
A sensação que me assaltou ao ver o filme foi que ali estavam representados todos os meus maiores pesadelos.
Resumindo e baralhando, quem está à espera de um filme de qualidade a todos os níveis, este não é o melhor, agora quem procura muita acção e algum terror psicológico, este é o filme acertado.
Apesar de tudo, gostei do filme, nem que seja por me ter afectado tão profundamente.

Ficha Técnica
Título original: Cloverfield
Título português: Nome de código: Cloverfield
Realizador: Matt Reeves
Descrição: "Há algo que nos encontrou..." Cinco jovens de Nova Iorque organizam uma festa de despedida para um amigo. Nessa mesma noite um monstro, do tamanho de um arranha-céus, arrasa a cidade. A câmara de vídeo com que filmam essa noite é o registo da tentativa de sobreviver ao mais irreal e tenebroso acontecimento das suas vidas.
J.J. Abrams, criador das séries Lost e Alias, quis explorar o medo em que se vive actualmente. Segundo o realizador "fazer um filme sobre algo tão bizarro como uma gigante criatura a atacar a nossa cidade, permite ao público processar e experimentar este medo, numa forma de entretenimento incrivelmente segura".
Actores: Mike Vogel, Jessica Lucas, Michael Stahl-David
Género: Acção, Thriller, Ficção Científica
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 84 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 7



Cloverfield Trailer

4 notas celestiais

MAR disse...

Não tinha ouvido falar de tal filme, e á 1ªvista não me despertaria interesse caso não tivesse lido este post.

Blog muito bem informado este! voltarei certamente...bela descoberta! ...e não é graxa, é mesmo verdade!

GK disse...

Pois... Eu li que era assim e acho que não vou ver esse...
Mas hei-de ir ver "o meu" Johnny no Sweeny Todd! Nham! Nham!
;)

Bj.

The Star disse...

Obrigada pela visita e pelo elogio, mar. Volta sempre. ;)

GK, o Sweeny Todd também não me vai escapar. Estou super curiosa, por 2 bons motivos: Tim Burton e Johnny Depp. E está tudo dito. :p

Mary disse...

Quando fui ver o Jogos de Poder vi a apresentação deste filme e, ao contrário de ti, vi o Blair Witch Project no cinema e saí de lá com uma dor de cabeça do catano. Mas tenho ouvido coisas boas sobre o filme e este fim de semana sou capaz de dar um saltinho ao cinema e arriscar.
Ide todos ver o Sweeny Todd, ide!!!

4 notas celestiais