segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Atonement – Expiação


Ainda não foi este fim-de-semana que vi o Sweeny Todd e como o anseio ver. Mas como já não consegui chegar a tempo da sessão tive de optar por outro filme. Afinal, acabei por ver o Atonement (Expiação, não confundir com “atolamento”, pois isso foi o que aconteceu esta manhã em Lisboa).
O que me levou a vê-lo foi a curiosidade por estar nomeado para os Óscares e acho que o filme está muito bom, mas não sei como foi nomeado para Melhor Filme. Adorei o filme, mas como normalmente o que eu gosto nunca são nomeados, fico surpreendida.
O filme é muito calmo, mas não chega a aborrecer. A forma como é contado está muito bem conseguida, em flashbacks onde conseguimos ver o ponto de vista de 2 realidades.
A actriz tão jovem completamente desconhecida que está nomeada para o Óscar de Actriz Secundária, tem para mim um papel mais do que principal. Encarnou o seu papel de forma exemplar, muito credível.
É daqueles filmes que me deixou de lágrima ao canto do olho… Vale uma deslocação ao cinema para o apreciar no seu todo, mas confesso que com tudo o que tinha lido sobre o filme esperava um pouquinho mais.
E vou continuar a ansiar por ir ver o novo do Tim Burton. :p

Ficha Técnica
Título original: Atonement
Título português: Expiação
Realizador: Joe Wright
Descrição: Verão de 1935. É o dia mais quente do ano mas, apesar da canícula, a família Tallis vive tranquilamente na sua mansão vitoriana. A pequena Briony já descobriu a sua vocação, quer ser romancista. Mas quando do alto dos seus 13 anos surpreende a irmã, Cecília (Keira Knightley), a despir as suas roupas e a mergulhar na fonte do jardim junto do filho do caseiro, Robbie (James McAvoy), a sua reacção ingénua face aos desejos dos adultos vai provocar uma tragédia. Robbie e Cecília ultrapassam uma fronteira que nunca tinham ousado ultrapassar e tornam-se vítimas da imaginação prodigiosa de Briony. No final desse dia, a vida dos três terá mudado para sempre.
Uma adaptação do romance de Ian McEwan pela equipa de "Orgulho e Preconceito", "Expiação" foi nomeado para sete Globos de Ouro, tendo arrebatado os prémios de melhor filme e banda sonora original.
Actores: Keira Knightley, James Mcavoy, Vanessa Redgrave
Género: Drama
Ano de Lançamento: 2008
Duração: 130 minutos
Classificação: Maiores de 12 Anos
Classificação (de 0 a 10): 7,5

2 notas celestiais

JPT disse...

Tb adoro Tim Burton. Vi o Expiação, mas para ser honesto estava à espera de melhor, pelo que me tinham dito... No geral, concordo com a tua análise.
De qualquer forma, valeu os 5 euros no Oeiras Parque...
bjos.

Flávio Gonçalves disse...

Para mim é um filme que vale 10, pela realização, representações, banda-sonora, enfim, tudo... eu achei excelente! LOOL

Vá, beijinhos, que há muito que não falamos! Fica bem!!!

2 notas celestiais