segunda-feira, junho 07, 2010

A Silent Film @ Aula Magna

É certo que o concerto já foi há quase um mês atrás mas impõe-se um relato mais ou menos elaborado. =)

Numa Quinta-feira à noite. Cidade Universitária, mais precisamente Aula Magna. 21:35 entram em cena uns portugueses desconhecidos, pelo menos para mim, os Kaviar. Num rock frenético conseguiram aquecer o público e arrancar algumas reacções ao público, apesar da noite estar reservada para os rapazes A Silent Film, vindos directamente de Oxford na sua “comitiva” via estrada, não fosse o vulcão irlandês pregar-nos a todos uma partida.
No intervalo entre as bandas, houve espaço para estar com uma pessoa que já há muito queria conhecer e se revelou ser uma querida e que no final do concerto me levaria até onde nunca sonhei ir…
Com os ânimos prontos para a banda da noite, entram uns A Silent Film logo a abrir com Feather White. O Robert (o vocalista) presenteia-nos logo de início sentado à sua “piana” Ana Patrícia, baptizada na noite anterior aquando da sua entrevista na rádio Comercial com a Ana Isabel Arroja e a Patrícia Pereira. Mas já lá vamos… No final, um “Olá” e um “Boa noite” em bom português foi por ele pronunciado.
Seguiu-se Sleeping Pills e Julie June, a balada lindíssima que o Robert, mais uma vez, tocou ao piano. Para música seguinte, que foi entoada pela banda e pelo público, estava reservada a já bem conhecida Driven By Their Beating Hearts. A primeira fila do público nunca esmoreceu e foi sempre das mais efusivas (sim as “Number Ones” estavam lá!!!!), tal como eu, que curtia um pouco mais atrás com as letras e com os aplausos sempre merecidos.
Anastasia, The Stage Is Your Life, (Y)our Potencial, foram alguns doces apresentados por eles, músicas que não estão incluídas, nem no CD de estreia, nem no EP de apresentação, e nos foram apresentadas por eles e vão sendo agora reveladas ao vivo. A Six Feet of Rope and Revenge era inevitável ser revisitada. Foi banda sonora do filme The Butterfly Tattoo, no qual os A Silent Film participaram fazendo o papel deles próprios. Depois eis chegada mais uma música muito esperada e cantada pela banda ao mesmo tempo que o público os acompanhava, You Will Leave A Mark.
Num dos momentos mais altos da noite, digo eu que adorei a actuação, vimos surgir sozinho em palco o Robert, simplesmente ao piano, para nos presentear com a inspiradíssima Aurora. A sonoridade do piano que eles tanto apreciam, dá uma valente elegância à música. Aliás, eles próprios dizem que sempre escreveram música com o piano sempre bem presente.
Sei que talvez eleger uma música favorita de entre tantas tão boas que eles têm, poderá não ser muito justo, mas é verdade que cada vez que ouço Firefly in My Windows rejubilo e sou capaz de largar tudo o que estou a fazer só para a ouvir com a devida atenção, apesar de já saber a sua letra de trás para a frente. Por isso, quando eles a tocaram no palco da Aula Magna todos os meus sentidos ficaram presos nessa actuação. O facto de estar a ficar sem bateria na máquina assustou-me, pois não queria de modo algum deixar de registar este momento em vídeo. O que vale é que a máquina aguentou até ao final e ainda consegui filmar a Thirteen Times The Strength que se seguiu à Born Slippy.
Para o encore estavam reservadas a lindíssima Lamplight e a terminar, nada mais a propósito do que a End of It All.
Confesso que achei o concerto curtinho. Quando se está a adorar vê-los em palco, ver que eles se divertem e que adoram fazer aquilo, sabe sempre a pouco.
Felizmente, a noite não terminou aqui…

Os vídeos da praxe, estão no meu canal do You Tube:



Alinhamento:
01. Feather White
02. Sleeping Pills
03. Julie June
04. Driven By Their Beating Hearts
05. Anastasia
06. The Stage Is Your Life
07. (Y)our Potencial
08. Six Feet of Rope and Revenge
09. You Will Leave A Mark
10. Aurora
11. Firefly in My Window
12. Born Slippy
13. Thirteen Times The Strength
14. Lamplight
15. End of It All

PS: I must thank to Spencer for the setlist. =)

Sem notas celestiais

Sem notas celestiais