sábado, janeiro 03, 2009

O Elixir do Amor


A sério que esta foi a última peça que vi em 2008. Chama-se O Elixir do Amor e está em cena de 5ª a Domingo no Centro Cultural Malaposta em Odivelas. Tem como protagonista o Diogo Morgado, que para além de estar a gravar a telenovela Podia Acabar o Mundo, ainda tem tempo para nos fazer rir nesta peça hilariante.
Ele está realmente muito bem, neste papel de lavrador objector de consciência, tão mas tão tímido. As suas roupas, o seu modo de interpretar o Nemorino, a sua forma de estar, de pensar, de se mover, a sua voz, tudo nos faz querer que ele é realmente uma pessoa muito simples e do povo.
Toda a peça é uma deliciosa comédia onde é impossível estar uns minutos sem rir à gargalhada. À comédia alia-se ainda a vertente musical. Eu que nem imaginava sequer que o Diogo Morgado cantava, mais impressionada fiquei quando percebi que ele até canta bem. Um autêntico mimo! :p
Fernando Gomes, que é aqui o encenador de serviço, inspirou-se na conhecida ópera de Donizetti para realizar esta peça imperdível. Para além das personagens retiradas dessa ópera, ainda existem outras nesta nova versão como: Gianeta, uma fogosa italiana cujo marido foi para a guerra e que procura a todo o custo encontrar um homem com quem possa satisfazer os seus desejos mais íntimos; Rosina, ainda virgem que se apaixona pelo Soldado Torteloni, que acompanha o Sargento Belcor; o Padre Angelino que de repente vê a sua aldeia transformada num pandemónio; Tristano, o coveiro que à falta de mortos para enterrar, cultiva legumes no cemitério; a pequena Sofia (uma menina tão expressiva!), sua filha que quando for grande sonha ter a profissão do pai; os camponeses Pietro e Gianni, o velho Contadine, a Freira Silvana e Giusepe, o mordomo incansável de Adina.
Isto tudo à mistura só podia dar ou numa coisa muito estranha, ou num cozinhado muito bom. Eu cheguei ao final da peça e lambi os dedos, à espera da sobremesa. E que bem soube a sobremesa…
Sim, uns dedos de conversa com o Diogo Morgado, soube muito bem. Um rapaz bem simpático, muito sorridente e que fez uma cara de espanto quando a Dina lhe mostrou o livro Amo-te Teresa.
Pena as minhas fotos com ele terem ficado todas uma lástima, mas 2 dias seguidos de fotos deslumbrantes, não podia ser, né? Já bastam as fotos maravilhosas que foram tiradas na invasão do dia anterior.
Quanto à peça, vão vê-la. É diversão na certa!


Ficha técnica

Título: O Elixir do Amor
Encenador: Fernando Gomes
Em cena: Centro Cultural Malaposta
Descrição: Numa aldeia, situada nas cercanias de Baiona, Nemorino, um jovem e tímido lavrador, está profundamente apaixonado pela bela Adina, mas o seu amor não é correspondido.
A chegada à aldeia de Belcore, um sargento de guarnição, vai provocar um maior desespero em Nemorino; ousado, o sargento não perde tempo e conquista o coração de Adina.
Mas, inesperadamente, aparece na aldeia o Doutor Dulcamara, que se autoproclama “Benfeitor da Humanidade” e diz ser possuidor dum maravilhoso licor odontológico, um milagroso elixir capaz de curar todos os males: Faz andar os entrevados, alivia os asmáticos, os asfixiados, os apoplécticos, os histéricos e os diabéticos; e de um dia para o outro é remédio santo e cura certa para todo e qualquer mal de amor!
Tão milagroso elixir entusiasma todos os habitantes da aldeia; e Nemorimo vê a chegada do sábio doutor como um sinal do céu; agora, ele tem ao seu alcance a possibilidade de conquistar o amor de Adina.
Elenco: Ana Landum, Diogo Morgado, Elsa Galvão, Hélder Carlos, Isabel Ribas, Jan Gomes, Jorge Estreia, Luís Pacheco, Manuel Coelho, Margarida Nunes, Rafaela Nunes, Rui Raposo
Género: Comédia musical
Classificação: Maiores de 12
Classificação (de 0 a 10): 8,5



8 notas celestiais

Margarida disse...

lol não consigo parar de rir... então tu vens à minha terra assistir a uma peça de teatro na Malaposta (já não vou lá há uns anos valentes) que nem sabia que estava em cena. só tu mesmo para divulgares estas preciosidades :) vou ver até quando está em cena e aranjar tempo para ir lá espreitar... é que também quero lamber os dedos ;) e com o Diogo Morgado é a cereja em cima do bolo (ele mora aqui em Odivelas :D... acho eu lol fez campanha pela presidente da câmara, nas últimas eleições municipais)

numa próxima vez, faz favor de me avisar, com a devida antecedência, da tua presença nestas terras ;)

beijos e votos de bom domingo :)

The Star disse...

Margarida, o Elixir está em cena até 15 de Fevereiro. Estás mais do que a tempo para lá ir dar uma espreitadela à peça. Não te vais arrepender. É completamente hilariante, maravilhosa e deliciosa!
Não sabia que ele morava em Odivelas. Só sei é que se riu muito quando lhe disse vinha da Amadora, já que as minhas companheiras vinham todas de muito longe, eu era a única que tinha ido de mais perto… sou praticamente vizinha, eheheh!
Desculpa não ter dito nada, nem me lembrava que também nós somos vizinhas. ;)
Já agora, adorei o espaço do Auditório da Malaposta. Very cozy e com uma sonoridade muito boa. Ficámos na 1ª fila, dava até para ouvir as vozes dos actores em vez de as ouvir via microfone.
É muito bom assistir a peças de teatro tão boas assim, feitas em português e por portugueses. Se começássemos a dar valor ao que de bom se faz cá dentro, o teatro em Portugal estaria a salvo.
Beijinhos para ti tb.

Šaяa disse...

Ehehehe tu e os espectáculos, cinema e etc... ainda gostava de saber como consegues ir a isso tudo :)
Eu sem duvida gosto de ler as tuas criticas...

Beijinho grande e feliz ano novo ;)

The Star disse...

Sara, gostaria de ter ainda mais disponibilidade (financeira e temporal) para ver tudo o que de melhor se faz por cá e que nos vai chegando lá de fora.
A vida é curta, há que aproveitar ao máximo.
Obrigada pelo elogio. É bom saber que alguém lê os meus "gatafunhos".
Retribuo os teus beijinhos e os votos de feliz ano novo.

João o Protestante disse...

Sempre activa na cultura...excelente maneira tens de passar o tempo! Quem me dera viver mais perto de Lisboa...infelizmente quase tudo continua a acontecer por lá!

Dina disse...

Esperar 11 anos para estar a centímetros desde Deus Grego de 1,88m não é tarefa fácil manter cold blood....

Mas portei-me bem não portei??? Consegui articular algumas frases, manter um diálogo com ele... hihihih

O pior é que não me lembro de nada do que falámos... efeito do Elixir do Amor!!

Opah, adorei este fim semana... Austrália à Sexta, WSS ao Sábado e Diogo Morgado ao Domingo....

Às vezes os dias parecem minutos...

The Star disse...

Tens toda a razão, João, até parece que Portugal é Lisboa. Mas neste fim-de-semana tive de me deslocar ao Porto para ver um musical. Lisboa, Porto e o Algarve, assim se faz o nosso país.
Hoje em dia, respiro cultura, cinema, música e principalmente, teatro, é o ar que eu respiro. ;)

Dina, deste fim-de-semana só não partilhei contigo o Austrália, pois também já o tinha visto. De resto, foi tudo 5 estrelas. Excelente companhia, excelentes peças, excelentes actores… Mais um fim-de-semana memorável. E depois estar com este Deus Grego, como tu dizes, é algo que nos marca.
Quem vamos nós placar agora? ;)
A falta que nos faz o Cullen cá em Portugal, eheheh.

Helena disse...

Adorei o Elixir do Amor.
Fui ver 3 vezes e sou de bué longe, Aveiro, rica terra.
A peça é qualquer coisa de espetacular, das 3 vezes descobri sempre algo diferente.
O Diogo sabe improvisar como ninguém, por isso é um dos melhores actores da sua geração.
Ontem fui ver o ultimo especatuculo e foi o maximo.

A Todo o elenco o Meu Obrigado por uma tarde bem passada.
PARABÉNS

8 notas celestiais