Já não ia ao cinema há algum tempo (parece impossível, mas é verdade). Para voltar a reintegrar estas lides cinematográficas escolhi o filme Shoot 'Em Up – Atirar a Matar.
Devo dizer que a escolha recaiu mais sobre o seu protagonista, Clive Owen, do que propriamente pelo argumento, até porque não é muito o meu género de filme. Mas gosto imenso deste actor, a todos os níveis, não é à toa que é ele o menino deste mês. ;)

Vi ali muito de Tarantino, com a particularidade de que este filme de Michael Davis me vez gostar deste lado negro e violento. Não sei como é que ele me conseguiu conquistar com esta fórmula, mas o que é certo é que saí da sala de cinema super bem disposta, depois de ter visto o Clive Owen limpar o sebo a tudo o que se mexia à sua frente.
Mr. Smith (o nome da personagem principal), que bem poderia ser a figura humana do coelho Bugs Bunny, é mais um homem certo, no local certo, à hora errada. Quando ele tenta salvar uma grávida e o seu bebé de serem mortos a sangue frio, estava longe de imaginar onde se ia meter. Incorre numa viagem infindável de mortes, armas e tudo mais, para conseguir pôr em segurança uma criança que ajudou a trazer ao mundo sob fogo cruzado (literalmente).
Ele é um homem enraivecido, que odeia tudo à sua volta, mas que ainda assim tenta proteger um ser indefeso. Está sempre pronto a distribuir tiros e a matar sem piedade quem atenta contra a segurança do bebé, a quem teima em chamar de “coisa”. Mas apesar disso, é um homem cheio de ética, que gosta de dar lições de moral, ao ver um condutor inconsciente, ou ao ver uma pessoa que não se sabe comportar à mesa, ou ao ver uma mãe repreender o filho em público. Só vendo para se perceber o quão hilariantes são estas cenas.
Uma curiosidade: este personagem passa o tempo inteiro a distribuir tiros a torto e a direito, no entanto a única arma que é verdadeiramente sua é uma cenoura.
“You know what I hate?” Com toda a certeza não é este filme ou o Clive Owen. ;)
1 nota celestial
Tenho o filme cá em casa e um dia desses hei-de vê-lo e depois digoda minha justiça.
:-)
1 nota celestial