domingo, abril 29, 2007

À beira rio no Parque do Tejo


Passei uma tarde deveras agradável à beira rio no Parque do Tejo, no Parque das Nações.
É imperdoável, mas só há pouco tempo é que conheci este parque maravilhoso. Quando se passa na ponte Vasco da Gama, de automóvel, nem nos apercebemos da beleza que existe lá em baixo.
É um espaço de lazer situado ao longo do rio Tejo junto à Torre Vasco da Gama que se estende até à foz do rio Trancão. Foi construído por ocasião da Expo 98, e com o forte desenvolvimento verificado na zona, aos fins-de-semana é um local bastante concorrido.
Existe um grande calçadão que se estende desde a Torre Vasco da Gama, passando por baixo da ponte com o mesmo nome, prolongando-se até Sacavém. Aqui e ali, existem pontões que entram rio adentro de onde se pode desfrutar toda aquela beleza… chegamos a sentir-nos pequenos, abismados naquela imensidão de água, ao olharmos a imponência e a beleza da ponte, e lá mais longe, a Torre.
Fazer este percurso todo a pé é revigorante. Por ser ao longo do rio, é super agradável, já que o ar que aqui se respira é quase marítimo, é um ar muito fresco.
O final do dia, trás consigo cores belíssimas, que nos pedem para ficar mais um pouquinho por ali. E as pessoas vão mesmo ficando.
Aquele espaço é enorme, mas estava cheio. Famílias inteiras foram ali para desfrutar toda aquela serenidade imprimida pelo rio e por todo aquele ambiente de tranquilidade.
Só ficou a faltar uma visita à torre, mas como, infelizmente, está fechada, a visita tornou-se impossível.
Recomendo uma visita a este parque. Às portas de Lisboa é quase um local de escape ao nosso modo de vida fervilhante.

Aqui fica o registo fotográfico.

quarta-feira, abril 25, 2007

Encontro inesperado em dia de compras


Finalmente decidi-me ir às compras, tratar da fatiota para o grande casamento da minha querida amiga L. Depois de andar a engonhar, a adiar, a adiar, teve de ser hoje (o casamento é daqui a 1 mês!!!).
Já tinha ido um dia tentar comprar alguma coisa, sim alguma coisa, pois ainda não tinha idealizado nada na cabeça. Mas nesse dia não consegui encontrar nada que gostasse, ou valesse a pena ou, pior ainda, me servisse. :s
Fiquei traumatizada desse dia, pois vesti tanta coisa e não conseguia gostar de nada.
Dizem que até para se comprar, ou gastar dinheiro, existem dias que não se está “in the mood”, não adianta, porque não se consegue. Penso que foi isso que me aconteceu naquele dia.
Hoje, mal entrei na 1ª loja, vi imensas coisas que me agradaram logo.
Depois de escolher aquilo que melhor me ficava e que mais gostei de me ver vestido, fui descontrair na loja que entro sempre que vou ao centro comercial, mesmo que não tenha nada para comprar, fui à Fnac.
Logo à entrada sou surpreendida por uma pessoa que me reconheceu, mas eu de imediato não consegui saber de onde a conhecia… O que vale é que poucos segundos depois a minha memória não me atraiçoou. Era uma ex-colega de turma que já não via há mais de uma década.
Fomos colegas de mesa durante 2 anos seguidos, no 7º e no 8º ano, e na altura desenvolvemos uma bonita amizade, mas depois de deixarmos de ser colegas de turma, poucas vezes a via, até que deixei de a ver por completo.
O mais engraçado é que já tinha sonhado com ela e que nos voltávamos a encontrar muito tempo depois de nos termos deixado de ver.
Hoje continua tal e qual como me lembrava dela. Está casada e com um filho de quase um ano, lindíssimo.
Adorei que ela me tivesse reconhecido e abordado, foi maravilhoso recordar bons tempos do passado.
Ganhei o dia só por me ter reencontrado com ela. :D


PS: Já que falei na Fnac, para quem tem cartão de cliente Fnac, não se esqueçam que amanhã e depois temos o Dia do Aderente, onde todos os produtos terão direito a um desconto de 10%. Eu lá estarei para adquirir uns DVD’s que hoje vi por lá e vão ficar uma pechincha. Acho que vou pedir uma comissão à Fnac por fazer aqui tanta publicidade. :p

sábado, abril 21, 2007

Save the cheerleader, save the world



Depois de ter devorado todos os episódios do Prison Break, tinha de encontrar outra série que me desviasse a atenção, e me fizesse esquecer um pouco o vício, até porque a 3ª temporada só vai começar lá para finais de Agosto. :p
Sugestões de novas séries não me faltavam, já que tenho um número considerável de séries em lista de espera. Decidi-me por uma série que ainda não tinha visto qualquer episódio, e que me despertava imensa curiosidade, Heroes.
Foi amor à primeira vista. Desde o primeiro episódio fiquei pregada ao ecrã (mais uma vez!!!).
Heroes, como já devem saber uma vez que a nossa TV já passa os episódios, conta a história de várias pessoas que aparentemente são normais, até que começam a descobrir que são capazes de fazer coisas extraordinárias, têm capacidades que nenhum outro ser humano tem. A sua genética é diferente, é a evolução da espécie, estes "escolhidos", vão ter que fazer algo para salvar o mundo, só não se sabe é se estarão à "altura" para o fazer.
Cada uma destas personagens tem um poder especial diferente dos demais. O interessante é que parece que cada uma delas está predestinada a fazer algo de extraordinário. A forma como, sem se conhecerem, as suas vidas vão-se cruzando sem saberem muito bem que são especiais, é fantástica.
Após ter visto todos os episódios disponíveis (só 2ª feira vamos ter acesso a novos episódios, depois de mês e meio de interrupção :s) já tenho a minha simpatia para com algumas personagens especiais. Todas têm o seu papel e todas são indispensáveis, mas tenho um carinho muito especial pelo Peter Petrelli (Milo Ventimiglia). Sim, ele é muito giro e é uma boa pessoa, sempre pronta a ajudar o próximo, mas é muito mais do que isso. Ele tem uma magia qualquer que não consigo explicar. Talvez seja a sua relação algo indefinida com o seu irmão, o Nathan (Adrian Pasdar).
Ah pois é, esta série, também, retrata uma relação entre 2 irmãos. Mas a relação deles é algo que não se sabe muito bem definir. Sabemos que se amam incondicionalmente, mas existem momentos que esse amor se parece transformar em ódio e vice-versa. Nunca sei o que esperar de uma cena onde os 2 são protagonistas. E isso agrada-me profundamente. Mesmo quando se estão a “espicaçar” um ao outro, é um gozo vê-los. São 2 actores que se conjugam na perfeição.
Descobri recentemente que o Milo faz o papel de filho do Rocky no seu último filme. Eu que não dava grande coisa pelo filme, mas depois que ter tido boas referências e de saber que o Milo entrava, fiquei com alguma curiosidade.
Para além desta dupla de irmãos fascinante, existe ainda outra personagem que me fascina pelo seu poder especial, e pela sua beleza e jovialidade, é a Claire. Ela é uma líder de claque, e o título deste post tem tudo a ver com a sua personagem. Num dos últimos episódios foi revelado um segredo sobre esta personagem que me deixou radiante. Se eu já adorava estas 3 personagens, depois desta revelação, tudo se encaixou. :D
Se continuasse a falar das minhas personagens favoritas teria ainda de mencionar outra, o vilão da história, que pode ser o “bad guy”, mas é um “sweet bad guy”. E mais não digo, porque aí já estaria a revelar parte da história que ainda se seguirá. ;)
Entretanto, a NBC já deu luz verde para uma 2ª temporada de Heroes, o que me deixou muito contente. Parece que a 1ª temporada é tipo o volume 1 da história e a próxima será o volume 2, com uma história renovada.
Existem muitas outras personagens, também, interessantes. Só para dar alguns exemplos, temos uma pessoa que consegue manipular o tempo e o espaço, outra tem o poder de ler os pensamentos, outra tem uma força descomunal, outra consegue absorver os poderes de qualquer outro herói mas para isso tem de lhes causar um grande mal, outra pode-se tornar invisível, outra ainda consegue pintar o futuro, etc, etc.
Muitos já compararam esta série ao Lost. Mas espero sinceramente que não caiam nos mesmos erros que os escritores do Lost, embora agora esteja a voltar a ter uma história entusiasmante. Já li algures que com o Heroes não iremos ver crescer os mistérios sem resposta, eles querem ir gradualmente desvendando os enigmas para depois novos irem surgindo.
Quem conhece a série irá perceber o título do meu post. :p

Já agora se quiserem visitar o fórum da comunidade portuguesa de Heroes, podem visitar este site. Muito provavelmente, também, me encontrarão por lá!!!

Para quem ainda não sabe do que estou a falar, aqui fica um pequeno trailer.


sexta-feira, abril 20, 2007

Afinal sempre é 6ª feira


Desde há algumas semanas que pairava um fantasma sobre a minha cabeça, um Sábado de trabalho. :s
Como se não bastasse já todo o tempo que é gasto nos dias normais de trabalho, ainda me tinham destinado, a mim e à minha equipa, um Sábado para colocar em dia trabalho administrativo da tanga. É verdade que é trabalho que tem de ser feito, mas porque se deixou acumular assim tanto?
Hoje, o meu chefinho lá teve um ataque de consistência e permitiu que começássemos a fechar o que estava em aberto, para tentar limpar tudo e amanhã ficarmos descansadinhos… E não é que conseguimos?!?! Grande equipa!!!
Depois de um almoço que se alargou até perto das 15:00, e depois de uma molha até ao carro (chovia que se fartava!!!), foi uma tarde e uma parte da noite muito atarefada. Sim, ficámos até mais tarde do que o habitual, mas pelo menos amanhã será realmente um Sábado e hoje conseguimos ter a alegria de ter uma verdadeira 6ª feira. :D

quarta-feira, abril 18, 2007

As boas memórias dos Marillion


Vinte e dois anos volvidos desde a primeira actuação em Portugal - na altura ainda com o vocalista Fish - e depois de oito apresentações ao vivo, a última das quais em 2001, os Marillion foram recebidos com saudade e entusiasmo pela plateia da Aula Magna, em Lisboa. (…)
'H', como também é conhecido, comandou as suas tropas ao longo de 17 temas, confortavelmente calçando umas pantufas. Mas este não foi um concerto de sofá, e os Marillion mataram, e bem, as saudades dos fãs portugueses.
"Afraid of Sunlight", "Separated Out" e "Between You And Me" foram alguns dos melhores momentos de uma noite que também serviu de apresentação ao novo álbum "Somewhere Else".
Nas performances individuais, e para além da voz e presença em palco de Hogarth, foi impossível ficar indiferente à guitarra tipicamente blues de Steve Rothery. Brilhante. (…)
in Música IOL

O concerto foi ontem na Aula Magna e eu quando soube do evento, já era tarde para comprar bilhetes. É verdade, os Marillion voltaram ao nosso país e, de novo, fiquei a ver navios. :s
Por causa do concerto, novas memórias foram avivadas. Memórias há muito escondidas no fundo do baú. Os Marillion foram uma das minhas bandas favoritas nos gloriosos anos 90. Sim, a era Fish (o antigo vocalista da banda) não me entusiasmou muito. Está bem que o Kayleigh é o seu hino, mas para mim as melhores músicas são, sem dúvida, as que são entoadas pela voz esplendorosa do Steve Hogarth, ou seja, o H.
A música magnífica que me fez conhecê-los foi o No One Can, datada de 1991 pelo álbum Holidays In Eden. Só agora tive acesso ao álbum completo e fui automaticamente conquistada, novamente. Eu realmente, naquele tempo de adolescente, tinha muito bom gosto musical. ;)
Ainda tenho muita música para ouvir (sim, porque agora vou querer ouvir a discografia completa), já que estes rapazes nunca deixaram de editar trabalhos. Eu é que nos últimos anos parece que adormeci para a música deles.
Foi preciso perder este concerto, que já li e ouvi dizer, foi magnífico, para me voltar a recordar como já fui feliz ao som do rock harmonioso dos Marillion.

Aqui ficam 2 músicas que são para mim umas das melhores. Foi difícil escolher só uma…


Marillion - No One Can


Marillion - You're Gone

terça-feira, abril 17, 2007

300 Trailer Theme by NIN


Os filmes épicos costumam ter bandas sonoras potentes, muitas vezes só instrumentais, mas muito fortes.
A banda sonora de 300 confirma esta minha afirmação. Foi composta por Tyler Bates, um mestre no que toca a bandas sonoras.
No entanto, a música que mais curiosidade me desperta e que está relacionada com o filme 300, é a que foi usada no trailer de promoção ao filme. Se viram o trailer que publiquei no post anterior, devem ter reparado na música algo pesada que torna o tema do filme ainda mais cativante.
A música é um instrumental tocado pelos Nine Inch Nails, chamado Just Like You Imagined. É um tema editado em 1999 e faz parte do álbum Fragile. Contém passagens de piano e de guitarra. É uma música que nunca mereceu um single, mas foi aproveitada para este trailer.
Realmente, esta música tinha de ser tal e qual como eu a imaginava, uma música digna de um filme deste calibre. :p
Para tentar definir esta música numa única palavra eu digo: BRUTAL!!!!


Nine Inch Nails - Just Like You Imagined

domingo, abril 15, 2007

Tão somente O épico: 300


Baseado em acontecimentos reais ocorridos em 480 A.C. na Grécia antiga, esta brilhante adaptação gráfica de Frank Miller (o mesmo de Sin City) para o cinema, é protagonizada por Gerard Butler, como Rei Leónidas e por um irreconhecível mas surpreendente Rodrigo Santoro como Xerxes, Rei corrupto e maléfico que pretende dominar o mundo. Incapaz de reunir todo o exército de Esparta, devido à falta de autorização do conselho de ministros para travar uma Guerra, Leónidas junta 300 dos seus melhores soldados para partir num “passeio”, como ele lhe chamou, nos quais os soldados escolhidos serão a sua guarda pessoal. Com cenários virtuais que passam despercebidos devido ao seu realismo, um Gerard Butler sumptuoso e uma banda sonora soberba, esta história de coragem e auto-sacrifício é uma verdadeira inspiração, num novo estilo que pode muito bem ser, o Cinema do futuro. by Knoxville in Cinema Notebook


Depois do que foi escrito anteriormente, eu pouco mais ou nada tenho a acrescentar.
No meu entender, não seriam necessários 300 homens para colocar este filme no patamar dos melhores que já tive oportunidade de ver, bastava o Gerard e os seus companheiros de diálogo, para o conseguirem. Isso e o acompanhamento da banda sonora fantástica, dos cenários avassaladores, da forma inovadora de filmagem, ora em slow motion, ora em fast foward.
Se eu não tinha dúvidas que o Gerard Butler detém o dom de me encantar e de ser um excelente actor, esta sua prestação veio reafirmá-lo, sem dúvida alguma.
Não preciso de o recomendar, pois é um filme obrigatório.

Está cheio de frases poéticas, e que não poderia deixar de transcrever algumas que me impressionaram.
King Leonidas: This is where we fight! This is where they die!

King Leonidas: Remember this day, men, for it will be yours for all time.

Messenger: Why does this woman think she can speak amongst men?
Queen Gorgo: Because only Spartan women give birth to real men.

Xerxes: Persia has much to offer Sparta. We could share much of our cultures with one another.
King Leonidas: Yes I know, we've been sharing our culture with Persia all morning.

King Leonidas: Before this war is over, the world will know, a few stood against many.

King Leonidas: Spartans! Prepare for glory!

King Leonidas: Spartans! What is your profession?
Spartans: Harooh! Harooh! Harooh!
King Leonidas: See old friend, I brought more soldiers than you did.

Queen Gorgo: This will not be quick, you will not enjoy this, and I am not your Queen!

Persian Officer: Fools! Our arrows will blot out the sun.
Stelios: Then we will fight in the shade!

King Leonidas: This is where we hold them. This is where we fight. This is where they die.

King Leonidas: Give them nothing! But take from them everything!

Persian Officer: Spartans, lay down your weapons.
King Leonidas: Persians! Come and get them!

Persian Emissary: This is madness!
King Leonidas: Madness? This is Sparta!

Dilios: We Spartans have descended from Hercules himself. Taught never to retreat, never to surrender. Taught that death in the battlefield is the greatest glory he could achieve in his life. Spartans: the finest soldiers the world has ever known.

Ficha Técnica
Título Original: 300
Realizador: Zack Snyder
Descrição: “300” é um novo relato bárbaro da antiga Batalha das Termópilas, na qual o Rei Leónidas e 300 espartanos lutaram até à morte contra Xerxes e o seu imenso exército Persa. Enfrentando desvantagens insuperáveis, o seu valor e sacrifício inspirou toda a Grécia a unir-se contra o inimigo persa, estabelecendo as bases da democracia. Inspirado no trabalho do Romancista gráfico Frank Miller, criador de “Sin City”, “300” é uma aventura épica sobre paixão, coragem, liberdade e sacrifício, qualidades personificadas pelos guerreiros espartanos que combateram numa das maiores batalhas da História.
Actores: Gerard Butler, Lena Headey, Rodrigo Santoro, Dominic West, David Wenham, Vincent Regan
Género: Acção, Guerra, Histórico
Ano de Lançamento: 2006
Duração: 117 minutos
Classificação: Maiores de 16 Anos
Classificação (de 0 a 10): 10+